Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenatoMacedoMachaimFranco_tcc.pdf3,45 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Juliana Braz-
dc.contributor.authorFranco, Renato Macedo Machaim-
dc.identifier.citationFRANCO, Renato Macedo Machaim. A cultura global Psytrance e aspectos da cena eletrônica de Brasília. 2016. 90 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema principal a cultura musical conhecida como Psytrance, que engloba o gênero de mesmo nome e um conjunto de práticas e valores. Sendo um fenômeno de abrangência global, foi feito um recorte baseado em experiências locais em Brasília e cidades próximas, que configuram um circuito de entretenimento. O trabalho está fundamentado em pesquisa etnográfica, que consistiu na participação em festas, festivais e outros espaços físicos e virtuais relacionados ao Psytrance. Fazendo um resgate histórico sobre as origens desta cultura global, a análise culmina em discussões acerca de aspectos específicos identificados nos discursos e práticas dos interlocutores. Observa-se uma ideia recorrente de “perda da essência” do Psytrance, que evidencia processos locais de transformação de uma cultura que se encontra em constante reinvenção. Novos atores e práticas são destacados na análise, no intuito de examinar as tensões que caracterizam esta cena eletrônica de Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.subject.keywordCultura musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica eletrônicapt_BR
dc.titleA cultura global Psytrance e aspectos da cena eletrônica de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T15:37:37Z-
dc.date.available2017-02-02T15:37:37Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15946-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study has as its main theme the musical culture known as Psytrance, which comprehends the genre of the same name and a set of practices and values. Being a phenomenon of global scope, the research was made based on the context of local experiences in Brasilia and nearby cities, which constitute of an entertainment circuit. This work is based on ethnographic research, which consisted of participation in parties, festivals and other physical and virtual spaces related to Psytrance. The analysis consists of a historical rescue of the origins of this global culture and culminates in discussions about specific aspects identified throughout the discourses and practices of the interlocutors. It is possible to observe a recurring idea of Psytrance's "loss of the essence", which evidences local processes of transformation of a culture that is constantly reinventing itself. New actors and practices are highlighted in the analysis, in order to examine the tensions that characterize this electronic scene in Brasilia.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons