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dc.contributor.advisorCupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.authorMaciel, Fabrício Machado-
dc.identifier.citationMACIEL, Fabrício Machado. Da sala de aula à privação de direitos: o cotidiano de enfrentamentos do aluno com deficiência intelectual. 2015. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como foco a descrição e análise do processo de inclusão de um aluno deficiente intelectual, aqui chamado de JM, a partir de três eixos: a escola, a família e o acesso a outros grupos sociais frequentados pelo sujeito da pesquisa, nesse caso, a igreja. Interessou-nos, em particular, entender as privações e enfrentamentos por ele vivenciados nesses espaços sociais. Nosso objetivo foi discutir seu percurso no contexto das instituições que são consideradas como promotoras do desenvolvimento humano. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa utilizando-se o método dedutivo dialético e, além de referenciais bibliográficos para pautá-lo teoricamente, foi desenvolvido um estudo de campo por meio de observações, entrevistas e análises de documentos em âmbito escolar, familiar e social. Os resultados nos levaram à reflexão de que, tanto a família quanto a escola, devem deter conhecimentos básicos sobre a deficiência de seus membros, com intuito de pô-los em contato com os signos existentes em cada esfera e assim ativar seus mecanismos de compensação, capazes de torná-los mais críticos e autônomos. Outro aspecto a ser considerado é como cada sujeito vivencia o seu processo de inclusão. Ao término desse trabalho, deixamos em aberto a seguinte questão: qual seria via concreta que os levaria à inserção de JM em outros grupos sociais?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.titleDa sala de aula à privação de direitos : o cotidiano de enfrentamentos do aluno com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T13:59:08Z-
dc.date.available2017-02-02T13:59:08Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15937-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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