Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cupolillo, Mercedes Villa | - |
dc.contributor.author | Maciel, Fabrício Machado | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Fabrício Machado. Da sala de aula à privação de direitos: o cotidiano de enfrentamentos do aluno com deficiência intelectual. 2015. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como foco a descrição e análise do processo de inclusão de um aluno deficiente intelectual, aqui chamado de JM, a partir de três eixos: a escola, a família e o acesso a outros grupos sociais frequentados pelo sujeito da pesquisa, nesse caso, a igreja. Interessou-nos, em particular, entender as privações e enfrentamentos por ele vivenciados nesses espaços sociais. Nosso objetivo foi discutir seu percurso no contexto das instituições que são consideradas como promotoras do desenvolvimento humano. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa utilizando-se o método dedutivo dialético e, além de referenciais bibliográficos para pautá-lo teoricamente, foi desenvolvido um estudo de campo por meio de observações, entrevistas e análises de documentos em âmbito escolar, familiar e social. Os resultados nos levaram à reflexão de que, tanto a família quanto a escola, devem deter conhecimentos básicos sobre a deficiência de seus membros, com intuito de pô-los em contato com os signos existentes em cada esfera e assim ativar seus mecanismos de compensação, capazes de torná-los mais críticos e autônomos. Outro aspecto a ser considerado é como cada sujeito vivencia o seu processo de inclusão. Ao término desse trabalho, deixamos em aberto a seguinte questão: qual seria via concreta que os levaria à inserção de JM em outros grupos sociais? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.title | Da sala de aula à privação de direitos : o cotidiano de enfrentamentos do aluno com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T13:59:08Z | - |
dc.date.available | 2017-02-02T13:59:08Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15937 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|