Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinnaKirchmeyerVieiradaCruz_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo matemático para o apoio à decisão de abertura de um armazém de soja quanto à viabilidade econômica e financeira
Autor(es): Cruz, Marinna Kirchmeyer Vieira da
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Soja - aspectos econômicos
Soja
Soja - armazenamento
Agronegócios
Data de apresentação: 1-Dez-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: CRUZ, Marinna Kirchmeyer Vieira da. Modelo matemático para o apoio à decisão de abertura de um armazém de soja quanto à viabilidade econômica e financeira. 2016. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O agronegócio é um dos principais mercados que influenciam de maneira positiva a economia brasileira, tendo a soja como o produto de maior representatividade em volume (USDA, 2016). O Brasil é hoje o primeiro exportador de soja do mundo, e segundo maior produtor. Esse promissor mercado, não tem tido, entretanto, a infraestrutura logística necessária para o seu crescimento. Ao analisar a logística agroindustrial fica evidente alguns gargalos que limitam a qualidade dos serviços, em especial a armazenagem. A falta de armazéns induz os produtores de grãos a vender seus produtos logo após a colheita, não existindo, portanto, a possibilidade de estocar seus produtos e estudar as melhores épocas de produção e venda. Contudo, a decisão de ter um armazém não é simples, visto que esse mecanismo logístico possui um alto custo de aquisição e manutenção. Diante desse cenário, o presente trabalho tem o objetivo de elaborar modelo matemático para o apoio à decisão de construção de um armazém de soja quanto à viabilidade econômica e financeira. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com objetivos descritivos e abordagem mista, quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi essencialmente de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão narrativa e sistemática de literatura, com análise de conteúdo. A revisão sistemática de literatura permitiu definir quais são os aspectos financeiros que influenciam na análise de viabilidade econômica e financeira de um armazém de soja. Com isso, Foram desenvolvidos dois modelos, divididos conforme seus planejamentos, sendo um tático e o outro estratégico. Os modelos foram implementados no software Lingo 15.0 versão acadêmica, com dados aleatórios e resultaram em um desempenho computacional de 0.14 a 0.35 segundos, contando com um computador de processador Intel Core 3, com dois núcleos de 1.40GHz e 4Gb de memória RAM. Os modelos desenvolvidos apresentam um considerável ganho, pois permitem a análise de viabilidade econômica e financeira de um armazém de soja e produtos similares de maneira eficiente, com resultados objetivos e claros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons