Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NathalliaFrancoSantos_tcc.pdf500,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão participativa no centro pop de Taguatinga
Autor(es): Santos, Nathallia Franco
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Gestão participativa
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Participação política
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: SANTOS, Nathallia Franco. Gestão participativa no centro pop de Taguatinga. 2016. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho mostra como a Gestão Participativa acontece no Centro POP de Taguatinga, elencando a rede de atores, descrevendo como o processo decisório acontece, quem são os envolvidos nesse processo, mostrando como todos os atores participam e atuam, qual a percepção dos atores sobre sua participação, os resultados e desafios da gestão dessa unidade. O método foi um estudo descritivo, de natureza qualitativa, caracterizado como um estudo de caso, onde a pesquisadora fez interrogação direta com os 11 servidores do local e 6 usuários, através de entrevistas semiestruturadas baseadas em tópicos guia, um para os servidores e outro para os usuários, além de uma observação participativa. Os resultados são divididos em três blocos, sendo eles processo decisórios, atores e gestão. A rede de atores conta com os servidores, os usuários, os terceirizados e os parceiros, que são inúmeros, e todos os entrevistados disseram terem liberdade para participar, se sentem ouvidos, satisfeitos e motivados com a participação exercida na unidade. Os servidores ofertam os serviços aos usuários e podem participar de tudo o que permeia o Centro POP de Taguatinga, os terceirizados e parceiros geralmente atuam quando solicitados. O processo decisório conta com a participação direta dos servidores e indireta dos usuários, que são intermediados por alguns servidores, e são conduzidos majoritariamente nas reuniões semanais da equipe de servidores, onde os gestores abrem as decisões que afetam a unidade como um todo para a equipe contribuir. As decisões não contam com a participação direta dos usuários, terceirizados e parceiros, mas a unidade esta buscando melhorar a participação deles com a instituição de uma Assembleia. A gestão tem resultados positivos por estar em acordo com muito do que a teoria da gestão participativa diz e com o que está previsto nos documentos que descrevem como um Centro POP deve ser, e seus desafios são incluir todos os atores em suas decisões e despertar o interesse da participação de todos os envolvidos. Conclui-se que a gestão participativa do Centro POP está de acordo com alguns pontos que os livros descrevem como esse modelo de gestão, que ela gera satisfação e motiva os atores que participam. O trabalho tem como limitação o acesso aos usuários e sugere para estudos futuros que consigam o acesso a todos os atores envolvidos nos serviços e busque realizar as entrevistas fora do horário de trabalho das pessoas, para que não haja interferências por esse motivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons