Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MonicaCruzWalter_tcc.pdf527,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorWalter, Mônica Cruz-
dc.identifier.citationWALTER, Mônica Cruz. Efeitos de promoções nas vendas de restaurantes de franquia. 2016. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEm um ambiente cada vez mais competitivo, o uso da promoção de vendas, considerando sua diversidade e flexibilidade, tem se mostrado relevante. No entanto, apesar dos recursos investidos, a utilização desta ferramenta tem sido mais intuitiva do que estratégica, o que prejudica a sua avaliação. O presente estudo investigou o efeito de diferentes tipos de promoção em função da sua classificação – monetária, não monetária e mista - quando aplicadas individualmente e de forma simultânea, no desempenho em vendas de duas unidades de restaurantes de franquia, controlando o efeito temporal e o local de cada unidade. Foi investigado o resultado nos indicadores de desempenho em venda, decorrente de oito promoções implementadas em um período de 68 semanas. Os resultados demonstram que promoções monetárias, não-monetárias e mistas, quando implementadas individualmente, não foram relevantes para o incremento dos indicadores de desempenho em vendas. No entanto, quando aplicadas de forma simultânea, as promoções, somente as monetárias, produziram efeito significativo nas vendas após o término do período promocional decorrente de efeito residual. O estudo ressalta a importância de que as decisões gerenciais considerem a sinergia entre os diferentes tipos de promoção e o seu impacto no desempenho de vendas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVendaspt_BR
dc.subject.keywordRestaurantespt_BR
dc.subject.keywordFranquias (Comércio varejista)pt_BR
dc.titleEfeitos de promoções nas vendas de restaurantes de franquiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-01T16:20:37Z-
dc.date.available2017-02-01T16:20:37Z-
dc.date.submitted2016-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15926-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In an increasingly competitive environment, the use of sales promotion, considering its diversity and flexibility, has been relevant. However, despite the resources invested, the use of this tool has been more intuitive than strategic, which impairs its evaluation. The present study investigated the effect of different types of promotion on the basis of their classification - monetary, non-monetary and mixed - when applied individually and simultaneously, in the sales performance of two franchise restaurant units, controlling the temporal effects and the location of each unit. The result of the sales performance indicators was investigated, resulting from eight promotions implemented in a period of 68 weeks. The results demonstrate that monetary, non-monetary and mixed promotions, when implemented individually, were not relevant for the increase in sales performance indicators. However, when applied simultaneously, promotions, only monetary ones, had a significant effect on sales after the end of the promotional period due to residual effect. The study highlights the importance of management decisions to consider the synergy between different types of promotion and their impact on sales performance.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons