Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcellaTuronBaran_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do perfil da blogueira e do conteúdo de seus vídeos na probabilidade do internauta se tornar um seguidor
Autor(es): Baran, Marcella Turon
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Consumidores
Consumidores - comportamento de compra
Blogueiras - perfil
Blogs
Redes sociais on-line
Mídia social
Influenciadores digitais
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: BARAN, Marcella Turon. Efeitos do perfil da blogueira e do conteúdo de seus vídeos na probabilidade do internauta se tornar um seguidor. 2016. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Alcançar e manter um grande número de seguidores nas redes sociais é desejado por webcelebridades como as blogueiras. Para isso, há diversas estratégias com o fim de atrair internautas para se tornarem seus seguidores. Porém, não se sabe ao certo quais dessas estratégias são as mais efetivas. Com o sucesso que as blogueiras estão alcançando no ambiente on-line e, também, no off-line, muitas pessoas querem se tornar uma. Portanto, esta pesquisa investigou os efeitos do perfil da blogueira e dos tipos de conteúdo postados por ela nas redes sociais na probabilidade de internautas se tornarem seguidores ou permanecerem como seguidores. Foi realizado um experimento intra e entre sujeitos. As variáveis manipuladas foram a experiência em seguir blogueira, perfil da blogueira e conteúdo do vídeo postado por ela. A variável dependente foi a probabilidade de começar ou continuar a seguir a blogueira nas redes sociais. Os resultados demonstram que as postagens de conteúdos informativos, como tutoriais, dicas e ensinamentos, estão positivamente relacionadas ao aumento na probabilidade de internautas que previamente não seguem blogueiras em começarem a segui-las. Além disso, perfis de blogueiras que aparentam ser experts aumentam a probabilidade de internautas que não as seguem em começarem a segui-las e em internautas que já a seguem, continuarem a segui-las. A pesquisa contribui com direcionamentos para as blogueiras e empresas sobre qual tipo de conteúdo postado e qual perfil aumentam a probabilidade de internautas se tornarem seus seguidores nas redes sociais. Além disso, a pesquisa auxilia a quem almeja entrar no mercado de webcelebridades indicando o perfil e o tipo de conteúdo mais promissor para atrair e manter seguidores nas redes sociais.
Abstract: Reaching and maintaining a large number of followers on social networks is desired by web celebrities like bloggers. For this, there are several strategies in order to attract Internet users to become their followers. However, it is not clear which of these strategies are most effective for this. With the success that bloggers are achieving in the online environment, and also in the offline, many people want to become one as well. Therefore, this research investigated the effects of the blogger profile and the types of content that she posts in social networks in the probability of Internet users becoming followers or remaining as followers. It was performed an experiment intra and between people. The manipulated variables were the experience of following blogger, blogger profile and content of the video that she posted. The dependent variable was the probability of starting or continuing to follow the blogger in social networks. The results demonstrate that postings of informative content, such as tutorials, tips and teachings, are positively related to the increase in the probability of Internet users who have not previously followed bloggers to start following them. In addition, profiles of bloggers who appear to be experts increase the probability of Internet users who do not follow her in starting to follow and in Internet users who follow it, continue to follow. The research contributes to the bloggers and companies on what type of content they post and what profile increase the probability of Internet users becoming their followers on social networks. In addition, the research helps those who are seeking to enter the web site market by indicating the profile and type of content most promising to attract and maintain followers on social networks.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons