Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaNilsaDeSouzaCauassa_tcc.pdf596,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva : possibilidades e desafios segundo educadores
Autor(es): Cauassa, Maria Nilsa de Souza
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Atividades lúdicas
Surdos - educação
Inclusão escolar
Ludicidade
Surdos
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 30-Jan-2017
Referência: CAUASSA, Maria Nilsa de Souza. Ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva: possibilidades e desafios segundo educadores. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015.
Resumo: O trabalho é parte integrante de uma pesquisa realizada sobre a ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva: possibilidades e desafios segundo educadores. O principal objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de um grupo de educadores sobre o papel da ludicidade para a inclusão e promoção da socialização de alunos com deficiência auditiva, ressaltando as possibilidades e desafios de uso desse recurso pedagógico no cotidiano escolar. No primeiro momento deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica mediante a leitura sistemática e fichamento das obras estudadas, através de livros da biblioteca e em outros artigos de revistas e livros pesquisados na biblioteca virtual da UNB e em seguida foi realizado uma pesquisa qualitativa, que é bastante utilizada no campo educacional. Durante a elaboração do mesmo, constatei a grande importância das atividades lúdicas para inclusão de alunos com deficiência auditivas. Com isso, foi abordado no decorrer deste trabalho os seguintes temas: a história do lúdico, a importância das atividades lúdicas na educação e o lúdico para a inclusão de alunos com deficiência auditiva. Os resultados obtidos permitiram-me conhecer e compreender os desafios da inclusão a partir da experiência e do discurso de educadores que trabalham diretamente com a inclusão de alunos com deficiência auditiva. Contudo, fazem-se necessários novos estudos científicos a serem realizados sobre a ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva segundo educadores tendo em consideração que é um assunto importante no meio educacional e que adquirido mais espaço na prática pedagógica do educador.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons