Título: | Dificuldades no trabalho com alunos com altas habilidades/superdotação segundo docentes do ensino fundamental |
Autor(es): | Paiva, Maria Lúcia da Silva |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Inclusão escolar Crianças superdotadas - educação Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 30-Jan-2017 |
Referência: | PAIVA, Maria Lúcia da Silva. Dificuldades no trabalho com alunos com altas habilidades/superdotação segundo docentes do ensino fundamental. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado Dificuldades no trabalho com alunos com Altas habilidades/Superdotação segundo docentes do Ensino Fundamental, visa identificar as principais dificuldades presentes na sala de aula e na sala de recursos em relação ao desenvolvimento do trabalho docente para com os alunos com Altas habilidades/Superdotação, estabelecendo possíveis inter-relações entre essas dificuldades. Em nível teórico, o trabalho visa gerar subsídios para a reflexão e ampliação do conhecimento sobre o tema, bem como refletir sobre melhorias na inclusão dos alunos com Altas habilidades/Superdotação. Sendo assim, relataremos sobre dificuldades no trabalho com alunos com Altas habilidades/superdotação, além de frisar o aprimoramento do conhecimento proporcionado ao referido aluno. Como fonte para colher as informações, utilizamos um questionário aberto, o que foi respondido por um grupo de professores. Através do desenvolvimento deste estudo foi possível perceber que os professores enfrentam grandes dificuldades na avaliação e atendimento dos alunos com Altas habilidade/Superdotação, sendo necessárias várias mudanças nesse atendimento. Se o mesmo for ofertado com qualidade pode favorecer o desenvolvimento das habilidades superiores desses alunos. Dessa forma, para que ocorra a efetiva oferta do Atendimento Educacional Especializado faz-se necessário o uso de diversas estratégias de atendimento, equipamentos, pessoal capacitado, tecnologias e diferentes recursos pensados a partir das especificidades presentes em cada grupo de alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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