Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MosartDeVasconcelosPessoaNeto_tcc.pdf643,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perspectivas de mães de adolescentes com baixa visão : quanto ao nascimento e a vida escolar
Autor(es): Pessoa Neto, Mosart de Vasconcelos
Orientador(es): Teperino, Ana Paula Pertussati
Assunto: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Mãe e filhos
Ambiente escolar
Adolescentes
Adolescentes com baixa visão
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 30-Jan-2017
Referência: PESSOA NETO, Mosart de Vasconcelos. Perspectivas de mães de adolescentes com baixa visão: quanto ao nascimento e a vida escolar. 2015. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a perspectiva de mães de adolescentes com baixa visão e como estes observam e analisam o desenvolvimento de seus filhos no nascimento e na vida escolar, buscando evidenciar a importância da participação das mães no desenvolvimento escolar dos filhos. Participaram desta pesquisa três mães de adolescentes com baixa visão, sendo utilizada a entrevista semiestruturada para o levantamento da coleta de dados. Após a análise dos dados, foi observado que as mães sentem que a deficiência visual dos filhos é algo que gera grande angústia na família. O casal idealiza o filho e deseja que ele venha a ter saúde, portanto, a notícia de um filho que apresenta alguma deficiência, ocasiona uma quebra de sonhos e desejos dos pais, gerando importantes sentimentos de frustração. As perspectivas que permeiam o futuro do filho geram ansiedade nos pais e a inserção na vida escolar traz para o casal uma possibilidade de desenvolvimento, porém não o suficiente para atender todas as necessidades. Ainda assim, os pais acreditam ser importante o processo de inclusão escolar, visto que, este convívio é necessário para um maior desenvolvimento social e educacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons