Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FlavioPereiraSoares_tcc.pdf718,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação interna organizacional : estudo de caso na agroindústria “Alfa” produtora de bucha vegetal
Autor(es): Soares, Flávio Pereira
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Empresas rurais
Comunicação nas organizações
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Jan-2017
Referência: SOARES, Flávio Pereira. Comunicação interna organizacional: estudo de caso na agroindústria “Alfa” produtora de bucha vegetal. 2016. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: O presente estudo investiga a comunicação interna de uma agroindústria produtora de bucha vegetal localiza na cidade de Pirenópolis, Goiás. A fim de identificar o fluxo de informações dentro da respectiva empresa. Através da revisão literária, buscou-se contextualizar o conceito de comunicação e informação. Em seguida, a revisão relaciona os conceitos aplicando sua importância para as organizações, além de verificar as principais teorias relacionadas ao tema. O estudo se baseou em uma observação in loco, aplicando questionários com o objetivo de observar como ocorre a comunicação interna da empresa na percepção dos colaboradores. Como resultado da pesquisa mista (quantitativa e qualitativa) descritiva observou-se algumas necessidades de melhorias. Conclui que a comunicação interna é essencial para a agroindústria, sendo utilizada como ferramenta que propicia o desenvolvimento produtivo e participativo dos colaboradores.
Abstract: The present study investigates the internal communication of an agroindustry producer of vegetal bush located in the city of Pirenópolis, Goiás in Brazil. In order to identify the flow of information within the respective company. Through the literary review, we sought to contextualize the concept of communication and information. Then, the review relates the concepts applying their importance to the organizations, besides to checking the main theories related to the theme. The study was based on a in loco observation, applying questionnaires with the objective of observing how the internal communication of the company occurs in the collaborators perception. As a result of the descriptive quantitative-qualitative research, some improvement needs were observed. It concludes that the internal communication is essential for the agroindustry, being used as a tool that propitious the productive and participative development of the collaborators.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons