Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15873
Título: | A inclusão escolar de alunos com baixa visão na escola de ensino infantil em Cruzeiro do Sul |
Autor(es): | Silva, Maria do Carmo de Sousa |
Orientador(es): | Carlucci, Ana Paula |
Assunto: | Educação de crianças Deficientes visuais - educação Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 27-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Maria do Carmo de Sousa. A inclusão escolar de alunos com baixa visão na escola de ensino infantil em Cruzeiro do Sul. 2015. viii, 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a inclusão escolar de alunos com baixa visão na escola de Ensino Infantil em Cruzeiro do Sul. Nesta pesquisa, procuramos entender como está o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidade educacionais especiais, particularmente o estudante com baixa visão na escola infantil do município de Cruzeiro do Sul, compreendendo a realidade dentro da sala de aula no seu fazer educativo, assim como a formação dos professores que trabalham com esses alunos. Desta forma o presente estudo teve como objetivo investigar os processos de inclusão de alunos com baixa visão no ensino infantil e observar como a escola está preparada e organizada para receber o aluno para uma verdadeira inclusão desses discentes. Para o trabalho empírico, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com base em um roteiro de entrevista semiestruturado. Participaram do estudo duas professoras: uma de atendimento educacional especializado e a outra regente. Para a análise de dados realizamos a análise interpretativa de conteúdo. Os resultados sugerem que os participantes ainda não se sentem suficientemente preparados para lidar com os alunos com necessidades educacionais especiais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons