Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Maia, Maria da Paz Barros | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Maria da Paz Barros. O processo de inclusão em uma escola estadual: perspectivas e desafios. 2015. 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa relata a experiência de uma escola inclusiva, suas dificuldades e desafios a serem enfrentados e o processo de implantação de uma estrutura montada com equipamentos adaptados, de uma sala de recursos, como um instrumento, na busca de um ambiente favorável à inclusão. A pesquisa foi realizada numa escola de ensino fundamental e médio, no município de Ipatinga, Minas Gerais. O objetivo dessa pesquisa foi mostrar as mudanças que as escolas têm que passar para atenderem à diversidade, como por exemplo: adaptações arquitetônicas e práticas pedagógicas, tendo a estrutura de uma sala de recursos, como parceira na inclusão. A Fundamentação Teórica pautou-se na trajetória escolar da inclusão e os direitos amparados pela Constituição Federal de 1988. A metodologia utilizada foi a qualitativa como uma relação direta entre o contexto e ação. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, conversa informal, observações, para a coleta de dados. Este trabalho contou com a participação de professores, pedagogas e outros membros da comunidade escolar. O resultado mostrou o caminho percorrido pela comunidade escolar, seus desafios, suas expectativas na busca da inclusão. Sendo assim, a pesquisa realizada permitiu compreender, que, apesar da escola ser inclusiva e possuir acessibilidade com as reformas físicas realizadas para os alunos com necessidades especiais, ainda caminha no processo desse desenvolvimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - dificuldades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão em uma escola estadual : perspectivas e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T12:29:37Z | - |
dc.date.available | 2017-01-27T12:29:37Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15872 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|