Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaDeFatimaDeSouzaFernandes_tcc.pdf551,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Cleia Alves-
dc.contributor.authorFernandes, Maria de Fátima de Souza-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria de Fátima de Souza. Desafios e possibilidades encontrados nos processos de inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa qualitativa que aconteceu em duas escolas públicas de Rio Branco – AC. Os participantes da pesquisa foram cinco professores, sendo três da Sala de Recurso e dois professores do Ensino Fundamental, que recebem em suas salas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades para o processo de inclusão de alunos autistas, visando práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, bem como, conhecer o ambiente de aprendizagem dos alunos autistas, buscando subsídios teóricos que permitiram compreender o desenvolvimento destes alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Com este estudo, percebemos que os professores pesquisados compreendem o conceito da inclusão e entendem o seu papel diante deste desafio e importante processo. Acreditam na importância da inclusão e reconhecem a escola como espaço principal para que a inclusão de fato ocorra na vida das crianças com deficiência e, em especial, a criança autista, que encontra neste ambiente a oportunidade de socializa-se e desenvolver-se. Identificamos também, que existem várias dificuldades para promover o processo de ensino e de aprendizagem destes alunos e reconhecem que a criação de rotinas e a sequencia de atividades bem planejadas, podem tornar o ensino mais significativo para os mesmos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades encontrados nos processos de inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T18:50:42Z-
dc.date.available2017-01-26T18:50:42Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15871-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons