Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.advisor | Martins, Luiz Roberto Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Costa, Margareth Maria Souza Oliveira | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Margareth Maria Souza Oliveira. Educação e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: desafios e contradições. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca compreender o processo de evasão escolar dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e sua relação com a instituição escola. A pesquisa foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no município de Ipatinga. A legislação brasileira ordenada pela Constituição Federal/88, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente/90, pela Lei de Diretrizes de Bases da Educação/96 e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE/2012 reconhecem o adolescente como sujeito de direitos com prioridade absoluta das políticas públicas, destinatário da proteção integral e preconizam a Educação como direito de todos. Porém o que se verifica é a fragilidade da condição educacional e o rompimento precoce dos adolescentes com a escola. Considera-se relevante investigar os fatores que concorrem para o agravamento desse problema, assim como analisar características do perfil dos adolescentes participantes da pesquisa. O estudo busca compreender aspectos essenciais da educação como mecanismo de construção para o desenvolvimento humano e a função social da escola na articulação com a assistência social no sentido de contribuir para permanência dos adolescentes no contexto escolar. Reconhecer os desafios e contradições dessa problemática nos provoca à reflexão sobre os aspectos legais que direciona a inclusão escolar efetiva para todos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | Educação e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto : desafios e contradições | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T17:32:42Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T17:32:42Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15862 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|