Resumo: | A inclusão é um processo necessário para dar oportunidades a todas as pessoas, com ou sem deficiência, vivenciarem todos os seus direitos na sociedade da qual fazem parte. Permitir a inclusão é sermos capazes de entendermos e reconhecermos no outro a capacidade de fazer, mesmo com todas as suas dificuldades e limitações. Acreditamos que a escola é, sem dúvida nenhuma, a porta principal para proporcionar a estas pessoas conviverem e compartilharem suas diferenças com o outro. E, para que isso ocorra, o papel do formador é de suma importância. Para isso, este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos docentes, frente ao processo de inclusão de alunos surdos. A pesquisa ocorreu em uma escola pública de Rio Branco – AC, que integra a rede estadual de ensino. Participaram da pesquisa 3 professores regentes de salas regulares e 2 professores da sala de recursos multifuncionais, visto que os mesmos, desenvolvem suas atividades profissionais com o público alvo deste estudo. A pesquisa foi empírica e teve cunho qualitativo. Para coleta de dados utilizamos o questionário como instrumento de pesquisa. Para análise de dados, organizamos os dados coletados em categorias, que nos ajudaram a responder os objetivos iniciais. As reflexões e análises foram realizadas por meio do referencial teórico, contemplado pelos autores Bobbio (1992), Guimarães (1993), Lodi (2004), Turreta (2006), Martins (2006), Sassaki (2002) e outros, que nos ajudaram a compreender melhor sobre a história da educação inclusiva, bem como das pessoas surdas, caracterizando também a deficiência auditiva. Abordamos a formação e a prática dos professores que atuam com estes alunos de modo a promoverem de fato o processo de inclusão. Como resultado da pesquisa, foi possível observar a necessidade de ressaltar que o professor é capaz e, tomara superar os obstáculos estabelecidos por sua formação, mobilizando-se por meio da reflexão crítica acerca da mesma. É necessário que os professores se sintam como autores de suas práxis enfrentando o preconceito, discriminação e os estereótipos, enraizados nas práticas educativas. Por fim, este estudo, afirma a importância da formação docente no contexto inclusivo bem como os impactos da mesma no desenvolvimento de práticas pedagógica que garantam a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em salas de aulas regulares e sala de recursos. |