Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15860
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJacintaRodriguesDeAraujo_tcc.pdf869,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNunes, Alia Maria Barrios González-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Jacinta Rodrigues de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Jacinta Rodrigues de. Inclusão de alunos com deficiência auditiva em Cruzeiro do Sul/Acre: desafios e avanços. 2015. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo ressalta o processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola regular. Teve como objetivo central analisar e descrever o processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular de Cruzeiro do Sul/Acre, destacando as possíveis coerências, incoerências e contribuições desse processo frente à legislação vigente para a Educação Inclusiva e para o atendimento do aluno com deficiência auditiva. Para isso, foram analisadas as estratégias e procedimentos adotados por uma escola de ensino regular de Cruzeiro do Sul/Acre no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva, a partir da elaboração discursiva de um grupo de seis professores. A metodologia adotada foi qualitativa com o uso de um questionário aberto que visou identificar as concepções dos professores pesquisados acerca da prática pedagógica utilizada por eles na inclusão de alunos com deficiência auditiva, assim como os desafios encontrados nesse processo de inclusão. Através dos resultados alcançados foi possível identificar o papel do intérprete na aprendizagem do aluno surdo, a relevância da Língua de Sinais e da utilização de recursos e metodologias diversificadas e visuais que contribuem com um melhor desenvolvimento e aprendizagem do deficiente auditivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência auditiva em Cruzeiro do Sul/Acre : desafios e avançospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T15:14:58Z-
dc.date.available2017-01-26T15:14:58Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15860-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons