Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Cleia Alves | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Sandra Goes | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Sandra Goes. Práticas docentes que facilitam ou não o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho fala sobre as práticas docentes que facilitam ou não o processo de inclusão. Teve por objetivo analisar as práticas docentes que facilitam ou não o processo de inclusão. Fez-se levantamento bibliográfico para aprofundamento teórico a fim de construir conhecimentos relativos ao tema em questão, onde a revisão bibliográfica deu-se mediante leitura sistemática, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao assunto em estudo, abordados por diferentes autores. Este trabalho esta inserido no âmbito das pesquisas qualitativas, e foi construído através de informações obtidas por meio de questionários aplicados a professores de sala de aula regular e de salas de recursos. A pesquisa aconteceu em uma escola do Ensino Fundamental do setor público de Rio Branco – AC, sendo pesquisados 2 professores regentes que atuam com 2º e 5º anos, e 1 professora do atendimento educacional especializado (AEE). Esta pesquisa me proporcionou ainda a concepção dos aspectos teórico-metodológicos arrolados à inclusão no decorrer dos anos. Através dos dados coletados foi possível observar que ainda são muitas as dificuldades que permeiam o âmbito escolar, principalmente salas de aula regulares, com relação ao processo de inclusão. Ainda assim, é possível encontrar profissionais que buscam dar o melhor de si a cada dia para que a escola seja realmente de todos e para todos. Foi possível perceber que os avanços no campo da educação inclusiva estão acontecendo e que ainda há muito a ser feito nessa área. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Práticas docentes que facilitam ou não o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T15:14:49Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T15:14:49Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15859 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|