Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RicardoFurtadoDeOliveira_tcc.pdf700,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de inclusão em uma escola de tempo integral no município de Palmas –TO
Autor(es): Oliveira, Ricardo Furtado
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Inclusão escolar
Educação integral
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: OLIVEIRA, Ricardo Furtado. O processo de inclusão em uma escola de tempo integral no município de Palmas –TO. 2015. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015.
Resumo: A inclusão e os diferentes processos que a permeiam são de fundamental importância para a consolidação de uma sociedade mais coesa, igualitária e justa. Os movimentos sociais refletidos pela inclusão são agregados a teorias, com vistas a um ensino cada vez mais acessível e a uma pratica docente humanizada. As Escolas de Tempo Integral surgem em meio a essa realidade para propor novas práticas educativas, remodelando as propostas educacionais, com vista a uma aprendizagem mais completa, e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A presente pesquisa buscou compreender como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência em uma ETI, focando a proposta educacional, mais especificamente, a pratica educativa da sala regular e a de recursos em uma Escola de Tempo Integral no município de Palmas – TO. Para fundamentar a análise de dados, apoiamos nos estudos de Duarte (2006), Gomes (2009), Triñaes (2009). Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, cujos participantes foram os professores da classe regular e atendimento educacional especializado, utilizando a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados evidenciaram que muitos professores não se sentem preparados para o trabalho com o aluno com necessidades educacionais especiais, e acreditam que somente com a ajuda de um outro profissional conseguirão atender às necessidades desses alunos. Com as dificuldades enfrentadas não se sentem responsáveis pelos alunos, atribuindo apenas ao professor do atendimento especializado, a responsabilidade de realizar a inclusão escolar. Há um distanciamento do discurso com a prática, e o principal desafio é fazer com que essa escola se torne multidisciplinar. Ao finalizar este estudo, espera-se que seja um norte reflexivo que permeie novas práticas e novos olhares sobre a inclusão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons