Título: | O psicólogo na escola : uma atuação necessária na perspectiva da inclusão escolar |
Autor(es): | Lima, Rivalda Magalhães de |
Orientador(es): | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Assunto: | Inclusão escolar Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | LIMA, Rivalda Magalhães de. O psicólogo na escola: uma atuação necessária na perspectiva da inclusão escolar. 2015. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo principal compreender a importância da atuação do psicólogo na escola para o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da rede pública de ensino. Para tal descreveu-se as contribuições da Psicologia para a inclusão escolar, as concepções históricas para a efetivação da inclusão, as bases legais que garantem o acesso e permanência dos alunos com NEE no ensino regular e os aspectos da diversidade humana. A presente pesquisa identificou os desafios e possibilidades para o processo de inclusão escolar e propôs novos caminhos para efetivação da inclusão escolar e para o desenvolvimento de uma educação com qualidade, investindo na contratação de psicólogo para favorecer o processo de inclusão de alunos com NEE, da rede pública de ensino. Para a realização do estudo e da pesquisa escolheu-se uma escola estadual do município de Ipatinga/MG que tem contribuído para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia utilizada para a pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e dela participaram professores, diretor, pedagogo e pais de alunos com NEE. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturada que favoreceu as discussões e análise dos dados. Ao analisar os dados constatou-se que alguns fragmentos das entrevistas poderiam ser separados por categorias de análise para auxiliar na interpretação dos dados e dessa forma obteve-se aspectos relevantes sobre o tema. O estudo identificou que o processo de ensino aprendizagem no contexto inclusivo deve ser pautado no acolhimento das demandas, no reconhecimento das diferenças e limitações dos alunos, procurando vencer todos os paradigmas de preconceito e da discriminação e atender as necessidades educativas dos alunos especiais. Mediante as análise dos dados verificou-se que os educadores, gestores e pais de alunos com necessidades educativas especiais acreditam no processo de inclusão escola, porém eles enfatizaram que existem obstáculos e desafios que necessitam buscar possibilidades e intervenções, para que o processo ocorra de fato, ressaltando a importância do psicólogo na escola Conclui-se que o processo de inclusão escolar não é uma tarefa fácil, pois necessita de um envolvimento de toda a comunidade escolar e sendo de suma importância que a escola tenha um psicólogo para realizar intervenções que contribuam para a efetivação da inclusão escolar. Enfim, através deste estudo reconheceu-se a importância do psicólogo na escola e se propôs novas possibilidades de uma educação para todos, em que se faz necessário mais investimento em recursos materiais e humanos, reafirmando o papel do professor, da escola e da família no contexto inclusivo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|