Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15852
Título: | Aprendizado e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down : estratégias pedagógicas |
Autor(es): | Cunha, Rosa Maria Oliveira da |
Orientador(es): | Teperino, Ana Paula Pertussati |
Assunto: | Inclusão escolar Down, Síndrome de Educação inclusiva Aprendizagem |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | CUNHA, Rosa Maria Oliveira da. Aprendizado e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down: estratégias pedagógicas. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A inclusão pode ser definida como um modelo de educação que propõe escolas onde todos possam participar e sejam recebidos como membros valiosos delas. Esta pesquisa objetiva analisar e conhecer como ocorre o processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down em uma escola de ensino regular da rede Estadual do município de Cruzeiro do Sul/Acre. Considera -se que as crianças com Síndrome de Down necessitam de estratégias pedagógicas que sejam capazes de lhes oportunizar o acesso ao conhecimento no processo de ensino, pois estas crianças, em virtude das limitações biológicas ocasionadas pela síndrome apresentam características próprias no processo de ensino e aprendizado, as quais devem ser consideradas pelo professor na sala de aula. Para a concretização do presente estudo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, analisando a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down em sala de aula comum. As crianças com Síndrome de Down são capazes de realizar as mesmas tarefas das demais crianças, e muitas vezes com a mesma capacidade de aprendizado, logo não devem ser privadas de nenhuma atividade corriqueira. Logo o texto realiza algumas reflexões sobre as estratégias de intervenção de uma criança Síndrome de Down, para promover a participação de todos: alunos, pais, educadores e cuidadores no cotidiano escolar. Só assim é possível estimular a aprendizagem delas de forma efetiva, bem como assegurar cidadania e inclusão social. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons