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Título: Análise de risco de ocorrência de atos ilícitos em aeroportos brasileiros
Autor(es): Penha, Gabriela de Castro Gilberto
Orientador(es): Yamashita, Yaeko
Assunto: Aeroportos
Aeronáutica comercial
Aeronáutica - medidas de segurança
Data de apresentação: 4-Jul-2008
Data de publicação: 17-Mar-2011
Referência: PENHA, Gabriela de Castro Gilberto. Análise de risco de ocorrência de atos ilícitos em aeroportos brasileiros. 2008. 92 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial e um fator relevante e estratégico para a integração nacional. Para garantir o crescimento do transporte aéreo, constituem-se condições essenciais a segurança, a regularidade e a eficiência da Aviação Civil. Estas condições, principalmente a segurança, têm sido ameaçadas por uma variedade de atos ilícitos, em particular o atentado terrorista ocorrido em 2001 nos Estados Unidos. No contexto nacional, aeroporto é um instrumento urbano que agrega alto valor, principalmente no transporte de cargas, e necessita considerar um perigo comum à maioria das cidades: a criminalidade, além de atender aos padrões internacionais e nacionais de segurança. Dessa maneira, é importante adotar medidas preventivas para evitar que as ações criminosas migrem para as atividades aéreas e/ou aeroportuárias. Além de afetar a imagem da Aviação Civil, a percepção de segurança dos passageiros e acarretar um impacto financeiro para as empresas do ramo. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os riscos de ocorrências de atos ilícitos nos aeroportos brasileiros, por meio da análise de risco, a fim de propor medidas preventivas de segurança para mitigação da probabilidade de ocorrência. A base teórica pesquisada permitiu o desenvolvimento seqüencial da metodologia relativa à análise de risco, a qual busca a avaliação do nível de ameaça local, o levantamento e análise das causas dos perigos, análise da probabilidade e do impacto no negócio da empresa e, na seqüência, a construção da matriz de vulnerabilidade e a proposição de ações. A metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, o qual permitiu comprovar a hipótese de pesquisa e apontar sugestões para utilização da análise de riscos.
Abstract: Air transportation is one of the most dynamic sectors of the worldwide economy and a considerable and strategic factor to the national integration. To assure the development of air transportation, some requirements are essential: security, regularity and an efficient civil aviation. Among these requirements, security has mainly been threatened by a variety of illicit acts, specially the terrorist attacks which happened in the United States in 2001. In a national context, besides respecting the international security patterns, it is necessary to take into consideration the criminality, an issue common to most Brazilian airports. Therefore, considering that an airport as an urban element which gathers together great values, mainly in the transportation of ordinary cargo and currency, it is important the implementation of preventive measures to avoid the migration of criminal actions to the air sector, since it can damage to the civil aviation’s image, the passengers’ perception of security and also cause negative economic impact. This study aims at identifying and analyzing the chances of illicit acts take place in the Brazilian airports through risk analysis. It will also suggest preventive security measures to reduce the probabilities of occurrence. The theoretical base allowed the sequential development of the risk analysis methodology, which searches for the level of local risk, the survey and analysis of risks, probability investigation and economic consequences, and afterwards the creation of a matrix of vulnerability and the setting up of an action plan. The proposed method has been tested in a study case at the International Airport to Brasilia - Presidente Juscelino Kubitschek. It allowed to verify the research hypothesis and indicates some suggestions to risk analysis.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.1585
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