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Título: Redução de riscos operacionais nos pátios dos aeroportos brasileiros
Autor(es): Bellini, Luiz Alberto
Orientador(es): Aragão, Joaquim José Guilherme de
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Aeronáutica - medidas de segurança
Data de apresentação: 7-Ago-2008
Data de publicação: 17-Mar-2011
Referência: BELLINI, Luiz Alberto. Redução de riscos operacionais nos pátios dos aeroportos brasileiros. 2008. 102 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Em 1º de novembro de 2001 foi efetivada a Emenda 4 ao Anexo 14 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que introduziu a Norma 1.3 – Certificação de Aeroportos, que requer que os Estados contratantes certifiquem os aeroportos internacionais e recomenda a sua aplicação aos demais aeroportos públicos. A partir de 24 de novembro de 2005, a implantação de um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional passou a ser norma internacional para todos os aeroportos certificados. Faz parte deste trabalho a identificação das principais vulnerabilidades que representem ameaças à integridade física de pessoas e ao funcionamento dos pátios, ou que possam provocar significativas alterações no índice de ocorrências ou representem ameaças à segurança operacional. A intenção desta pesquisa é aprofundar os conhecimentos existentes sobre os métodos de análise de riscos para fornecer subsídios para a melhoria do processo de gerenciamento da segurança do operacional do pátio, que é um dos requisitos para a obtenção do Certificado Operacional da OACI.
Abstract: On November 1st, 2001, the International Civil Aviation Organization – ICAO issued the “Amendment 4” to the Annex 14 – Airports, introducing the standard 1.3 – Certification of Airports, requiring the contracting States to certify all international airports and also recommending its application to all public airports. Since November 24th, 2005, the implementation of the Operational Safety Management System became an international rule to all certified airports. The present work intends to identify the main vulnerabilities that can cause any sort of threat to people's physical integrity, as well as to aprons’ order and maintenance, or those ones that can provoke meaningful alterations on the occurrence statistics or that can be a national safety threat. This research aims to make a profound study of the existing knowledge about the risk analysis methods in order to provide aids to improve the Operational Safety Managing System in the apron, which is the major requirement to obtain the Operational Certification from ICAO.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.1583
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