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Título: Deficientes visuais e o acesso à informação em bibliotecas universitárias
Autor(es): Silva, Ariane Vieira de Paulo
Orientador(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Bibliotecas universitárias
Acesso à informação
Data de apresentação: 25-Jun-2007
Data de publicação: 15-Mar-2011
Referência: SILVA, Ariane Vieira de Paulo. Deficientes visuais e o acesso à informação em bibliotecas universitárias. 2007. 84 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar iniciativas de instituições de ensino superior em relação ao acesso à informação por deficientes visuais no ambiente da biblioteca universitária. O referencial teórico sobre o assunto levanta a conceituação de deficiência visual sob o ponto de visto clínico e educacional, bem como a utilização do sistema Braille na escrita e na leitura. Relaciona as principais leis de amparo ao deficiente visual e delineia a participação da biblioteca e do bibliotecário como fontes de apoio ao ensino-aprendizagem nas atividades acadêmicas. Desenvolvido com metodologia qualitativa, a pesquisa é baseada em levantamento documental e a observação da autora. O levantamento documental consistiu no exame de trabalhos realizados por instituições de ensino superiores nacionais, especificamente na Unicamp, UFMG e na Unb, na promoção ao acesso à informação na biblioteca universitária.
Abstract: The present work has as objective to present initiatives of institutions of superior education in relation to the access to the information for visual deficient es in the environment of the university library. The theoretical referencial on the subject raises the conceptualization of visual deficiency under the point of clinical and educational visa, as well as the use of the system Braille in the writing and the reading. It relates the main laws of support to the deficient appearance and delineates the participation of the library and the librarian as sources of support to the teachlearning in the academic activities. Developed with qualitative methodology, the research is based on documentary survey and the comment of the author. The documentary survey consisted of the examination of works carried through for national superior education institutions, specifically of the Unicamp, UFMG and in the Unb, the promotion to the access to the information in the university library.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.1582
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