Título: | Percepção de aluno, família e professora sobre as barreiras arquitetônicas na escola |
Autor(es): | Oliveira, Márcia Nascimento |
Orientador(es): | Rengifo Herrera, Francisco José |
Assunto: | Inclusão escolar Escolas - edifícios Instalações escolares Mobilidade urbana |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Márcia Nascimento. Percepção de aluno, família e professora sobre as barreiras arquitetônicas na escola. 2015. 30 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa que tem como tema a percepção de aluno, família e professora sobre as barreiras arquitetônicas na escola, tem por objetivo geral conhecer como usuários significam sua mobilidade em uma escola inclusiva. Com metodologia qualitativa, optou-se por utilizar uma entrevista semiestruturada onde os principais resultados ressaltam a dificuldade da aluna em vivenciar a inclusão a partir da falta de estrutura física da escola, ou seja, das barreiras arquitetônicas. Diante destas considerações, conclui-se que a acessibilidade mediante a infraestrutura, com aspectos que permeiam a afetividade, onde o bom relacionamento dos professores com a aluna tem contribuído para a questão física e material do acesso, apresentado pela conquista do desejo de aprender, respeitando suas individualidades, criando ambientes mais agradáveis e propícios para a aprendizagem e práticas físicas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|