Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ana Cecília Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Martins, Simone Duarte | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Simone Duarte. A intervenção pedagógica frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa realizou-se em uma escola pública, da rede municipal de ensino de Ipatinga- MG, que atende a crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar as práticas de intervenção pedagógica, desenvolvidas com educandos com deficiência intelectual, inseridos em classes regulares, por meio da articulação entre as professoras regentes e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As informações constituintes da coleta de dados da pesquisa, empírico-teórica, foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, observações em classes regulares e em sala de Recursos Multifuncionais. A partir das análises efetuadas, de forma interpretativo-construtiva, observa-se que é necessário ressignificar as concepções docentes acerca da deficiência, as abordagens teórico-práticas sobre os processos de inclusão, as intervenções pedagógicas e os processos de alfabetização desses educandos. Como resultado da pesquisa, considera-se que as ações docentes planejadas, pautadas nas especificidades dos sujeitos e orientadas por práticas diversificadas, significativas e intencionais, contribuem para a escolarização de alunos com desenvolvimento atípico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | A intervenção pedagógica frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-20T16:48:16Z | - |
dc.date.available | 2017-01-20T16:48:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15812 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|