Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_LeonardoEsteves_MonicaBarros.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aeroportos turísticos : critérios para localização econômica
Autor(es): Esteves, Leonardo Lúcio
Barros, Mônica Pereira
Orientador(es): Sant'Anna, José Alex
Assunto: Aeroportos
Turismo
Infraestrutura aeroportuária
Data de apresentação: 29-Mar-2007
Data de publicação: 15-Mar-2011
Referência: ESTEVES, Leonardo Lúcio; BARROS, Mônica Pereira. Aeroportos turísticos: critérios para localização econômica. 2007. 129 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O turismo é responsável por cerca de 5% do PIB no Brasil e possui grande potencial de crescimento. Como forma de incentivar o desenvolvimento do turismo local, tem-se verificado uma crescente competição entre regiões para atração de investimentos em infra-estrutura aeroportuária. A falta de critérios formalmente reconhecidos para definição da localização de um aeroporto para atendimento à demanda turística tem contribuído para que as decisões sobre esse assunto sejam freqüentemente determinadas por motivos políticos. Este trabalho procura contribuir para o estudo de critérios para localização de aeroportos turísticos. Inicialmente, foram pesquisados os fatores usualmente considerados na escolha de sítios aeroportuários, com o objetivo de identificar aqueles mais relevantes para a localização de aeroportos destinados a atender à demanda turística. O segmento de mercado considerado no âmbito deste trabalho foi o turista de lazer internacional. Em especial, as pesquisas foram concentradas nos fatores relacionados à acessibilidade e à distância do aeroporto em relação ao centro de demanda. Foram identificados os principais atributos que influenciam a decisão dos passageiros em suas escolhas relacionadas ao acesso a aeroportos. Identificou-se ainda de que forma os diversos segmentos de mercado reagem a cada um dos atributos de escolha. Com base nessas informações, foi realizada uma pesquisa de preferência declarada, com o objetivo de identificar o tempo máximo que os passageiros estariam dispostos a despender desde o aeroporto até o seu destino final em uma viagem de superfície. A pesquisa foi realizada com 45 turistas internacionais no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães/Salvador. O formulário de pesquisa foi concebido como um experimento de escolha em que as opções dos entrevistados eram explicitadas num processo de escolha simples. Os atributos considerados na pesquisa foram: conforto; tempo de estadia; e tempo e custo da viagem de superfície. Com base nos resultados das pesquisas, foi possível definir um valor de tempo máximo de viagem de superfície admissível para os turistas internacionais. Desse modo, foi possível ainda estimar a área de polarização dos aeroportos internacionais no Estado da Bahia e na Região Nordeste e realizar uma análise sobre a localização desses aeroportos.
Abstract: Tourism is responsible for about 5% of Brazilian GNP and there is still possibility of expansion. As a manner to encourage local tourism development, it is observed a rising competition between regions to promote investments in airport infrastructure. The lack of formally recognized standards for the definition for the placement of an airport to attend tourist demand has contributed for the political decisions upon this subject. This monograph aims to contribute for the establishment of standards to determine the localization of tourist airports. Initially, it was raised the factors usually taken in consideration for choosing the localization of airfields, with the scope to identify the most relevant ones for airports designated to attend tourist demand. The market’s segment considered in the sphere of this monograph was foreign tourism for leisure. The researches were specially concentrated in factors related to the accessibility and distance from the airport to the demanding centre. It was branded the main attributes which have influence on passengers decisions upon choices relate to access to airports. It was identified, additionally, in which way the miscellaneous market’s sectors react to each one of the selection factors. Based on these information, it was launched a stated preference survey, intending to identify for how long passengers would be disposed to spend in the translocation from the airport to their final destinations in land tours. The survey was carried out with 45 foreign tourists at the International Airport “Deputado Luís Eduardo Magalhães” located in the city of Salvador – Bahia – Brazil. The research form was conceived as an experiment in which the answering options presented for the interviewed ones were expressed in a simple selection process. The attributes taken in consideration were: comfort, period of stay and time and costs involved with the land translocation. Based on the results of the survey, it was possible to define how long foreign tourists would be available to spend during the land translocation. In view of that, it was permitted to estimate the polarization area of international airports in the State of Bahia and in the Northeastern region, as well as to accomplish an analysis about the location of these airports.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1581
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.