Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ MuriloVidotto_tcc.pdf388,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma leitura proppiana de dois Fastos de Ovídio
Autor(es): Vidotto, Murilo
Orientador(es): Araújo, Ricardo
Assunto: Análise literária
Contos
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 19-Jan-2017
Referência: VIDOTTO, Murilo. Uma leitura proppiana de dois Fastos de Ovídio. 2014. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As questões da estrutura de um conto e da gênese histórica de seus elementos são objeto sobre o qual se debruça o formalista russo Vladímir Propp em suas obras Morfologia do conto maravilhoso e As raízes históricas do conto maravilhoso. Suas reflexões levam a compreender melhor o universo do conto de magia nesse sentido. Apesar de o material base para a produção dessas obras ser predoinantemente russo, a teoria de Propp se revela em contos das mais variadas culturas. Pretende-se demonstrar que também é possível analisar nos termos do formalista duas narrativas do poeta romano Ovídio, contidas em seus Fastos, tanto em sua estrutura quanto buscando na etnografia justificativas para certos elementos. A análise é feita em caráter hipotético e se tem em mente que a evolução cultural de Roma desempenha papel importante na formação desses contos e mereceria estudos mais profundos. As analogias, porém, parecem bastante cabíveis e configuram maneira de se prosseguir na tentativa de compreender essas narrativas em sua totalidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria e Literaturas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons