Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucieneDosSantosELacerda_tcc.pdf372,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola aprende com as diferenças
Autor(es): Lacerda, Luciene dos Santos Elfinim
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jan-2017
Referência: LACERDA, Luciene dos Santos Elfinim. A escola aprende com as diferenças. 2015. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho, intitulado “A escola aprende com as diferenças”, teve como objetivo identificar as estratégias pedagógicas empreendidas por professores de uma escola de Carinhanha face aos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa para compreender os significados dos professores sobre o tema em questão. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado para entrevistar cinco professores que atendem alunos com deficiência. Os resultados indicam que a escola não está prepara para lidar com os desafios impostos pela inclusão. Os professores relataram que as condições estruturais da escola, o Projeto Político Pedagógico desatualizado e a ausência de formação docente são os principais entraves para a inclusão ocorrer nessa escola no Munícipio de Carinhanha. É urgente a construção de uma escola para todos que considere a formação dos educadores como parte de suas ações inclusivas. Trabalhar com a educação inclusiva delega ao professor não apenas a tarefa de ensinar, mas também a de desenvolver nos alunos competências voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela sociedade, valorizando-os em suas capacidades e potencialidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons