| Título:  | Inclusão social pela escola : uma realidade a ser conquistada na Escola José Eduardo Vieira Raduan no município de Cariranha-BA | 
| Autor(es):  | Souza, Lindomar Antônio de | 
| Orientador(es):  | Bicalho, Rute Nogueira de Morais | 
| Assunto:  | Inclusão social Professores - formação Educação especial Estudantes com necessidades educativas especiais | 
| Data de apresentação:  | 2015 | 
| Data de publicação:  | 18-Jan-2017 | 
| Referência:  | SOUZA, Lindomar Antônio de. Inclusão social pela escola: uma realidade a ser conquistada na Escola José Eduardo Vieira Raduan no município de Cariranha-BA. 2015. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | 
| Resumo:  | A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares impõe novos desafios aos sistemas de ensino. Assim, o tema deste trabalho trata da inclusão pela escola: uma realidade a ser conquista na Escola Municipal José Eduardo Vieira Raduan, no município de Cariranha – Bahia. O objetivo foi analisar como professores do ensino fundamental I e II da referida escola compreendem a inclusão escolar e a implementam dia a dia em suas práticas pedagógicas, buscando ainda evidenciar as fragilidades e os potenciais desse processo. O trabalho teve na Fundamentação Teórica uma breve revisão sobre Educação Inclusiva e Inclusão, sua evolução história e a formação do professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa para orientação do desenvolvimento das análises empreendidas. Foram realizadas entrevistas semiestruturados com cinco professoras que atendem alunos com necessidades educacionais especiais. A partir das falas, três categorias de análise foram construídas: conceito de inclusão e educação inclusiva para os professores; estratégias de ensino-aprendizagem voltadas à inclusão dos alunos deficientes; fragilidades e potencialidades do processo inclusivo. Os resultados indicam que os professores ainda não sentem preparados para enfrentar os desafios da inclusão e solicitam medidas para a capacitação profissional, acreditam que a inclusão é importante e necessária. Apesar dos desafios, os professores tentam implementar  a inclusão a partir de estratégias adaptadas para os alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Como conclusão, a inclusão deve ser agenda das ações humanas, no sentido de fazer avançar as alternativas e propostas que amenizem as dificuldades enfrentadas pela escola. É através de políticas públicas, das interações, da dedicação do professor, do trabalho em equipe, da necessidade de vencer e a vontade de ajudar o aluno com necessidades especiais que nos impulsiona a repensar as atitudes em relação à inclusão. | 
| Informações adicionais:  | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | 
| Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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