Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LindomarAntonioDeSouza_tcc.pdf587,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão social pela escola : uma realidade a ser conquistada na Escola José Eduardo Vieira Raduan no município de Cariranha-BA
Autor(es): Souza, Lindomar Antônio de
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Inclusão social
Professores - formação
Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: SOUZA, Lindomar Antônio de. Inclusão social pela escola: uma realidade a ser conquistada na Escola José Eduardo Vieira Raduan no município de Cariranha-BA. 2015. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares impõe novos desafios aos sistemas de ensino. Assim, o tema deste trabalho trata da inclusão pela escola: uma realidade a ser conquista na Escola Municipal José Eduardo Vieira Raduan, no município de Cariranha – Bahia. O objetivo foi analisar como professores do ensino fundamental I e II da referida escola compreendem a inclusão escolar e a implementam dia a dia em suas práticas pedagógicas, buscando ainda evidenciar as fragilidades e os potenciais desse processo. O trabalho teve na Fundamentação Teórica uma breve revisão sobre Educação Inclusiva e Inclusão, sua evolução história e a formação do professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa para orientação do desenvolvimento das análises empreendidas. Foram realizadas entrevistas semiestruturados com cinco professoras que atendem alunos com necessidades educacionais especiais. A partir das falas, três categorias de análise foram construídas: conceito de inclusão e educação inclusiva para os professores; estratégias de ensino-aprendizagem voltadas à inclusão dos alunos deficientes; fragilidades e potencialidades do processo inclusivo. Os resultados indicam que os professores ainda não sentem preparados para enfrentar os desafios da inclusão e solicitam medidas para a capacitação profissional, acreditam que a inclusão é importante e necessária. Apesar dos desafios, os professores tentam implementar a inclusão a partir de estratégias adaptadas para os alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Como conclusão, a inclusão deve ser agenda das ações humanas, no sentido de fazer avançar as alternativas e propostas que amenizem as dificuldades enfrentadas pela escola. É através de políticas públicas, das interações, da dedicação do professor, do trabalho em equipe, da necessidade de vencer e a vontade de ajudar o aluno com necessidades especiais que nos impulsiona a repensar as atitudes em relação à inclusão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons