Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.advisor | Martins, Luiz Roberto Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Zorzam, Liliane Gomes | - |
dc.identifier.citation | ZORZAM, Liliane Gomes. A necessidade do psicomotricista nas escolas públicas: cenário e tendências atuais na inclusão escolar. 2015. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta a psicomotricidade como mais uma possibilidade de melhorarmos o trabalho nos anos iniciais escolares e na inclusão social. Este profissional nas escolas trabalharia com foco no desenvolvimento psicomotor das crianças com NEE ou não, relacionando as dificuldades de cada um e a alfabetização. Este trabalho traz contribuições teóricas existentes sobre a função deste profissional e a sua inserção em escolas, desenvolvendo um trabalho multidisciplinar e diferenciado em prol do bem comum de uma inclusão séria e compromissada no aprender. A pesquisa tem por objetivo identificar como os professores percebem a importância da psicomotricidade no ambiente escolar inclusivo. Como metodologia foi elaborada uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestrutura com professores de uma escola pública do município de Ipatinga, Minas Gerais. A partir das respostas apresentadas, verifica-se que a educação psicomotora traz melhor desempenho para os infantes, desenvolve, através das atividades psicomotoras, melhora desenvolvimento físico motor, auxiliando na aprendizagem e nas capacidades perceptivas e motoras do sujeito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.title | A necessidade do psicomotricista nas escolas públicas : cenário e tendências atuais na inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:22Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:22Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15799 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|