Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Geane de Jesus | - |
dc.contributor.author | Souza, Lídia Pinto de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lídia Pinto de. Inclusão e realidade escolar de estudantes com necessidade educacional especial da rede pública de Carinhanha. 2015. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho de pesquisa buscou-se compreender a realidade acerca da inclusão escolar de uma criança com necessidades educacionais especiais e como a escola desenvolvia o processo de inclusão em sala de aula, focando também na participação da família e sua contribuição para esse cenário. A fundamentação teórica levantou questões importantes sobre a realidade da educação inclusiva no contexto da escola pública, abordando a necessidade de construir um projeto de ensino que leve em conta as necessidades educacionais dos alunos. A metodologia desta pesquisa pautou-se pela investigação qualitativa, por meio de entrevista com a diretora da escola, professora regente, mãe do aluno e psicóloga, observação às aulas e situações do contexto escolar em que o aluno se encontrava. As questões abordadas ao longo da pesquisa ajudaram a compreender a relação exercida pela escola a respeito do aluno com necessidades educacionais especiais, observando-se que a escola ainda não está preparada para atender as necessidades educacionais do aluno com NEE, demonstrando que a necessidade de adequar as práticas e metodologias trabalhadas no ambiente escolar, como também possibilitar a qualificação dos docentes para atuarem na educação inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Inclusão e realidade escolar de estudantes com necessidade educacional especial da rede pública de Carinhanha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T17:27:49Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T17:27:49Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15798 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|