Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LidiaPintoDeSouza_tcc.pdf547,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorSouza, Lídia Pinto de-
dc.identifier.citationSOUZA, Lídia Pinto de. Inclusão e realidade escolar de estudantes com necessidade educacional especial da rede pública de Carinhanha. 2015. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho de pesquisa buscou-se compreender a realidade acerca da inclusão escolar de uma criança com necessidades educacionais especiais e como a escola desenvolvia o processo de inclusão em sala de aula, focando também na participação da família e sua contribuição para esse cenário. A fundamentação teórica levantou questões importantes sobre a realidade da educação inclusiva no contexto da escola pública, abordando a necessidade de construir um projeto de ensino que leve em conta as necessidades educacionais dos alunos. A metodologia desta pesquisa pautou-se pela investigação qualitativa, por meio de entrevista com a diretora da escola, professora regente, mãe do aluno e psicóloga, observação às aulas e situações do contexto escolar em que o aluno se encontrava. As questões abordadas ao longo da pesquisa ajudaram a compreender a relação exercida pela escola a respeito do aluno com necessidades educacionais especiais, observando-se que a escola ainda não está preparada para atender as necessidades educacionais do aluno com NEE, demonstrando que a necessidade de adequar as práticas e metodologias trabalhadas no ambiente escolar, como também possibilitar a qualificação dos docentes para atuarem na educação inclusiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleInclusão e realidade escolar de estudantes com necessidade educacional especial da rede pública de Carinhanhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-18T17:27:49Z-
dc.date.available2017-01-18T17:27:49Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15798-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons