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2015_LicianeSantosCosta_tcc.pdf | 661,82 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | A visão de professores sobre o processo de desenvolvimento escolar para alunos com necessidades especiais do 1º ano do Ensino Médio |
Autor(es): | Costa, Liciane Santos |
Orientador(es): | Carlucci, Ana Paula |
Assunto: | Educação inclusiva Ensino médio Desenvolvimento escolar Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 18-Jan-2017 |
Referência: | COSTA, Liciane Santos. A visão de professores sobre o processo de desenvolvimento escolar para alunos com necessidades especiais do 1º ano do Ensino Médio. 2015. vi, 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho enfatizou o ponto de vista dos professores em relação ao desenvolvimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais do 1º ano do Ensino Médio. De forma que se obtivesse dados de como é trabalhado os assuntos escolares para com os alunos e a visão dos educadores sobre a inclusão de uma forma geral, tanto o que lhe são propostos, como trabalham no cotidiano escolar. Assim, participaram deste estudo, dois professores (um do ensino regular e outro do ensino inclusivo), que atendem adolescentes com baixa visão, no ensino regular da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa. Para a construção das informações foi realizada entrevista semiestruturada com os professores e observação do ambiente escolar, tanto da sala de aula comum, quanto da sala de recursos inclusivos. Os resultados demonstraram que houve evolução no processo de inclusão, tanto estrutural, como metodológica, mas que há em contrapartida grande deficiência educacional, pelo fato de que, não há ainda oferecimento de cursos de capacitação a todos os professores que lidam ou que iram lidar com alunos com os citados comprometimentos, e a não presença constante dos pais dos mesmos. Entretanto, os professores acreditam que é possível sim, mesmo que de forma lenta a inclusão desses adolescentes de forma proveitosa, o que propiciaria um desenvolvimento social, educacional e intelectual. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar |
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