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Título: A inclusão escolar de alunos com NEE dos anos iniciais do ensino fundamental em Porto Nacional - TO : escola e professores estão preparados?
Autor(es): Oliveira Júnior, Leuzene Souza de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Professores - formação
Data de apresentação: 28-Dez-2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, Leuzene Souza de. A inclusão escolar de alunos com NEE dos anos iniciais do ensino fundamental em Porto Nacional - TO: escola e professores estão preparados? 2015. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Com o tema proposto para este trabalho, podemos verificar e analisar se, em Porto Nacional-TO, as escolas pesquisadas e os professores estão preparados para oferecer a inclusão escolar de verdade, acolhendo os alunos com NEE em escolas comuns. A metodologia de pesquisa utilizada aqui foi a qualitativa, pois entendemos que entre os objetivos propostos, ela é a mais adequada para respondê-los. No decorrer do estudo, pesquisamos a Legislação vigente sobre a inclusão escolar, destacando algumas leis, decretos, resoluções e normas técnicas que dispõem sobre o assunto, bem como buscamos conhecer algumas obras que destacam e analisam o assunto em várias perspectivas, Maciel e Barbato (2010) - defendem que a inclusão depende de um fazer discutido, refletido, de novas tomadas de decisão, em um processo dialógico de implementação e resistência no embate das crenças e valores de cada um. Dessen e Polonia (2007) destacam as contribuições da família e da escola para a promoção do desenvolvimento humano, enfatizando suas implicações nos processos evolutivos, tudo para enriquecer nossa visão sobre a necessidade e o que é a inclusão escolar para chegarmos à fase do trabalho de campo e não ficarmos a deriva sem ter noção do que se tratava o assunto em questão. A pesquisa campo serviu para conhecermos a estrutura arquitetônica das escolas, visando a acessibilidade e também conhecemos o PPP das escolas para conhecermos a prática e a estrutura humana/pedagógica e não apenas sua estrutura física. Tivemos a oportunidade de analisar dados da formação de alguns professores que atuam na inclusão escolar, bem como conhece-los a partir de entrevistas um pouco de sua experiência com alunos com NEE inseridos na sala regular. Entrevistamos três Diretores das escolas pesquisadas e também os professores das salas de recursos e um professor do ensino regular que recebe alunos com NEE. Contudo destacamos as três instituições com responsabilidades fundamentais para que a inclusão escolar aconteça de fato: o Estado, a família e a escola. Verificamos que todas estão falhas neste processo. Os resultados encontrados foram: as escolas estão trilhando no caminhando certo, mas de forma ainda bastante lenta e precária. Constatou-se muitos problemas tais como: falta de acessibilidade/segurança nas escolas, profissionais qualificados para atuar como profissional inclusivo e desinteresse do Estado em oferecer recursos materiais e humanos para possibilitar que aconteça a inclusão escolar aconteça; a Legislação é bastante rica e se cumprida vejo que a inclusão esta perto de acontecer mas o que detectamos é a falta de cumprir a legislação estabelecida. As escolas estão fazendo o papel delas e estão no caminho mas o estado que deveria mais envolver nesta luta fica no querendo que aconteça e não fornece as estrutura e qualificação necessária.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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