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dc.contributor.advisorBrandão, Lucia de Carvalho-
dc.contributor.authorBarroso, Libiane Cristine-
dc.identifier.citationBARROSO, Libiane Cristine. A relação entre família e escola no processo de inclusão a partir de relato de uma diretora de escola. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa “A relação entre família e escola no processo de inclusão a partir de relato de uma Diretora de escola” teve o objetivo de investigar através de pesquisa e revisão bibliográfica, a importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência e sua inclusão. Foi realizada entrevista com a Diretora de uma escola da rede particular da cidade de Monte Alto SP, e os resultados foram analisados com base na fundamentação teórica de Bastos e Casarin, dentre outros. Os resultados evidenciaram que a família é de fundamental importância, pois é o alicerce para o desenvolvimento das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, família e a escola são instituições com objetivos em comum, possuem o papel de oferecer um ambiente de integração para o desenvolvimento, a aprendizagem, o conhecimento, o bem-estar e a educação. Sendo assim, o aluno com deficiência caminhará segundo os padrões que são estabelecidos para viver melhor em sociedade. Conforme Kaloustian (1988), família é o lugar indispensável que garante a sobrevivência e a proteção integral dos filhos e demais membros, independente do arranjo da família ou da forma como é estruturada. A família também dá aportes afetivos e necessários para o desenvolvimento e bem-estar de seus membros e desempenha papel decisivo na educação formal e informal, nesse espaço são aprendidos valores éticos e humanitários, e onde se aprofundam também laços de amor e solidariedade. A motivação principal dessa pesquisa é a experiência de trabalho como Educadora Musical e Fisioterapeuta nesse ambiente escolar, e sabendo da importância e necessidade do elo escola- família para o bem estar integral do aluno. Como resultado a pesquisa demonstrou que a relação escola e família é fundamental para a construção da identidade do aluno, da autonomia e cidadania, mas infelizmente existem diversas barreiras entre aproximação da escola e família. E ainda não acontece de forma a promover o desenvolvimento do aluno com deficiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleA relação entre família e escola no processo de inclusão a partir de relato de uma diretora de escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-18T16:57:04Z-
dc.date.available2017-01-18T16:57:04Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15792-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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