Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brandão, Lucia de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Barroso, Libiane Cristine | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Libiane Cristine. A relação entre família e escola no processo de inclusão a partir de relato de uma diretora de escola. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa “A relação entre família e escola no processo de inclusão a partir de relato de uma Diretora de escola” teve o objetivo de investigar através de pesquisa e revisão bibliográfica, a importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência e sua inclusão. Foi realizada entrevista com a Diretora de uma escola da rede particular da cidade de Monte Alto SP, e os resultados foram analisados com base na fundamentação teórica de Bastos e Casarin, dentre outros. Os resultados evidenciaram que a família é de fundamental importância, pois é o alicerce para o desenvolvimento das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, família e a escola são instituições com objetivos em comum, possuem o papel de oferecer um ambiente de integração para o desenvolvimento, a aprendizagem, o conhecimento, o bem-estar e a educação. Sendo assim, o aluno com deficiência caminhará segundo os padrões que são estabelecidos para viver melhor em sociedade. Conforme Kaloustian (1988), família é o lugar indispensável que garante a sobrevivência e a proteção integral dos filhos e demais membros, independente do arranjo da família ou da forma como é estruturada. A família também dá aportes afetivos e necessários para o desenvolvimento e bem-estar de seus membros e desempenha papel decisivo na educação formal e informal, nesse espaço são aprendidos valores éticos e humanitários, e onde se aprofundam também laços de amor e solidariedade. A motivação principal dessa pesquisa é a experiência de trabalho como Educadora Musical e Fisioterapeuta nesse ambiente escolar, e sabendo da importância e necessidade do elo escola- família para o bem estar integral do aluno. Como resultado a pesquisa demonstrou que a relação escola e família é fundamental para a construção da identidade do aluno, da autonomia e cidadania, mas infelizmente existem diversas barreiras entre aproximação da escola e família. E ainda não acontece de forma a promover o desenvolvimento do aluno com deficiência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A relação entre família e escola no processo de inclusão a partir de relato de uma diretora de escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T16:57:04Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T16:57:04Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15792 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|