Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ana Cecília Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Campos, Léia dos Santos Cordeiro | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Léia dos Santos Cordeiro. Inclusão escolar: realidade e possibilidades. 2015. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar a realidade do processo de inclusão na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no município de Ipatinga/MG, com a finalidade edificar um trabalho mais humano, que atenda as especificidades de cada educando, principalmente dos com Necessidades Educativas Especiais, direcionar o trabalho a ser desenvolvido para otimizar o processo de inclusão e estreitar a relação entre família e escola. Buscou-se identificar como vem sendo implementada a inclusão escolar de crianças e adultos com Necessidades Educativas Especiais. Foi analisado na prática como esta sendo aplicado o direito, dos alunos com necessidades educativas especiais, de freqüentarem o ensino regular e investigar as maiores dificuldades e anseios enfrentados pelos professores, pais e alunos. A pesquisa teve como interlocutores teóricos os autores Marcos José da Silveira Mazzota, Eunicéia Gonçalves Mendes, e Maria Tereza Eglér Mantoan e documentos legais referentes à educação inclusiva. Optou-se pela realização de um estudo empírico-teórico, a partir de elementos da pesquisa qualitativa com a realização de entrevista semi-estruturada e observação. As entrevistas foram realizadas com professores, pais e alunos e os dados coletados foram analisados em consonância com a Fundamentação Teórica e com os objetivos. Os resultados revelam que a inclusão de alunos com necessidades educacioanis especiais no ensino regular é possível de acontecer, mesmo com todas as dificuldades e desafios existentes. De acordo com os participantes da pesquisa para que a inclusão aconteça de fato é preciso trilhar caminho rumo a formação permanente dos professores e criar condições para que o trabalho desenvolvido possa ter continuidade e apoio da assistência social e da saúde, dando subsídios às famílias, para que possam ter melhores condições de cuidar dos seus filhos e garantir não somente a inclusão escolar como também a inclusão social, fatores imprescindíveis para alcançarmos uma sociedade mais igualitária e justa, garantindo a todos o exercício da cidadania. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar : realidade e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T13:04:33Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T13:04:33Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15786 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|