Título: | A inclusão de alunos surdos em salas regulares |
Autor(es): | Maciel, Karen Cristina Stracia |
Orientador(es): | Ramos, Patrícia C. Campos |
Assunto: | Inclusão escolar Língua brasileira de sinais Surdos - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 18-Jan-2017 |
Referência: | MACIEL, Karen Cristina Stracia. A inclusão de alunos surdos em salas regulares. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Ao incluirmos um aluno surdo e sua língua (LIBRAS) no ensino regular, diversas abordagens de ensino são levantadas. Buscando identificar possíveis métodos e estratégias de ensino que potencializem o processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos realizamos, primeiramente, uma revisão conceitual de autores que tratam deste assunto e, em seguida, pesquisa de campo com objetivo de mapear conhecimentos prévios e possíveis falhas que envolvam sua alfabetização. Um novo olhar, mais atento, critico e reflexivo foi levantado. Notamos, por meio de entrevistas e observações, que algumas práticas educacionais devem ser reavaliadas e o quanto temos que progredir em relação a inclusão escolar. Questionamos, por exemplo: por que o aluno surdo deve ser avaliado em língua Portuguesa e por que essa avaliação não pode ser realizada em LIBRAS? Quais ações devem ser avaliadas (as do aluno ou as do professor)? Quais critérios estão sendo utilizados para avaliar nossos alunos? Suas ações estão sendo potencializadas, eliminando barreiras e viabilizando a igualdade entre as pessoas? Pretendemos, assim, colaborar para o aprimoramento das competências de nossos alunos, acreditar naquilo que ele tem a nos oferecer e não evidenciar aquilo que ele não pode oferecer no momento. Converter LIBRAS em disciplina obrigatória seria uma alternativa pertinente para facilitar as praticas educacionais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|