Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15783
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaPedrosoOliveiraPaulucy_tcc.pdf556,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorPaulucy, Juliana Pedroso Oliveira-
dc.identifier.citationPAULUCY, Juliana Pedroso Oliveira. O processo de inclusão de alunos com deficiência e a pedagogia da negação contida nos sistemas de ensino. 2015. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractPensar os impasses da Inclusão de alunos com deficiência no sistema de ensino decorrentes da pedagogia da negação é o objetivo dessa pesquisa. Percebe-se que a inclusão não se efetiva por imposições de leis, por isso é possível identificar as dificuldades por parte dos professores nas salas regulares dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse sentido, a proposta foi contribuir no esclarecimento do que é impeditivo para que a inclusão atinja seu propósito “de escola para todos”. O estudo foi aplicado no segundo semestre de 2015 tendo como sujeitos 10 professores de sala regular do Sistema de Ensino de Barretos, utilizando como instrumento um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados obtidos indicaram que embora os professores tenham conhecimento em torno do tema, estes ainda manifestam sutilmente posturas a possibilidade dos alunos estarem incluídos na escola comum.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos com deficiência e a pedagogia da negação contida nos sistemas de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-18T11:09:50Z-
dc.date.available2017-01-18T11:09:50Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15783-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons