Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Munhoz, Silmara Carina Dornelas | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Locatelli | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Locatelli. A educação inclusiva na perspectiva de professores de uma Escola da Rede Municipal de Barretos. 2015. viii, 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou conhecer as concepções de educação inclusiva dos professores de uma escola municipal de Barretos e identificar quais as práticas e/ou métodos utilizados pelos mesmos têm obtido sucesso na busca de uma educação para todos e de um processo de ensino-aprendizagem que valorize os alunos com desenvolvimento atípico. Nesse sentido realizou-se uma pesquisa de campo com a finalidade de investigar e analisar o que, na visão dos professores entrevistados, pode tornar a educação mais acessível aos alunos com desenvolvimento atípico; de identificar o que os docentes consideram que é necessário mudar para que a educação inclusiva funcione de fato e identificar quais são as práticas e/ou métodos utilizados pelos docentes entrevistados que têm obtido sucesso no ensino-aprendizagem de alunos com desenvolvimento atípico. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado a sete professores do turno da tarde. Através desta pesquisa foi possível constatar a insatisfação dos docentes da instituição no que concerne ao modo como acontece a Educação Inclusiva no município e ao material didático utilizado, demonstrando que o mesmo não é satisfatório por não respeitar a diversidade de modos de aprender. Pôde-se identificar também que as práticas de sucesso adotadas pelos professores ao atender alunos com necessidades especiais estavam ligadas à necessidade de adaptação de atividades e do respeito aos direitos e peculiaridades do aprendiz. Por fim, foi possível concluir que a maior parte dos docentes, apesar de argumentarem a favor das atividades diversificadas e adaptações, defende as classes especiais por sentirem-se inseguros diante dos desafios impostos por turmas heterogêneas, sentindo necessidade de um suporte maior do município e dos gestores no que concerne à capacitação e ao investimento em uma rede de apoio nas escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva na perspectiva de professores de uma Escola da Rede Municipal de Barretos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T11:06:15Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T11:06:15Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15782 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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