Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Geane de Jesus | - |
dc.contributor.author | Neres, Juliana Farias | - |
dc.identifier.citation | NERES, Juliana Farias. Prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2015. 44 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como tema a prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Procuramos compreender quais aspectos pedagógicos da ação docente contribuíram com a promoção do avanço qualitativo do processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, a partir da realidade de sala de aula de uma escola da Rede Pública de ensino da cidade de Malhada. Para a efetivação dessa pesquisa, optamos pela metodologia qualitativa, assim foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola. Nesse processo emergiram resultados relevantes: o de um trabalho no sentido de promover a qualificação dos professores, e a necessidade de elaboração de um currículo que possa oferecer ao educador estratégias de atendimento às necessidades do aluno com deficiência, como também da busca por material de apoio adequado para a realização do trabalho com esse público. Essas ações decorreriam de uma mudança de postura da escola, a qual deverá viabilizar estratégias pedagógicas, amparadas por um entendimento inovador acerca do processo de ensino-aprendizagem do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | Prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T10:57:08Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T10:57:08Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15781 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|