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dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorNeres, Juliana Farias-
dc.identifier.citationNERES, Juliana Farias. Prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2015. 44 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como tema a prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Procuramos compreender quais aspectos pedagógicos da ação docente contribuíram com a promoção do avanço qualitativo do processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, a partir da realidade de sala de aula de uma escola da Rede Pública de ensino da cidade de Malhada. Para a efetivação dessa pesquisa, optamos pela metodologia qualitativa, assim foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola. Nesse processo emergiram resultados relevantes: o de um trabalho no sentido de promover a qualificação dos professores, e a necessidade de elaboração de um currículo que possa oferecer ao educador estratégias de atendimento às necessidades do aluno com deficiência, como também da busca por material de apoio adequado para a realização do trabalho com esse público. Essas ações decorreriam de uma mudança de postura da escola, a qual deverá viabilizar estratégias pedagógicas, amparadas por um entendimento inovador acerca do processo de ensino-aprendizagem do aluno com Necessidades Educacionais Especiais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.titlePrática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-18T10:57:08Z-
dc.date.available2017-01-18T10:57:08Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15781-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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