Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaLucieliadaSilvaMaiaNascimento_RejaneSoaresdosAnjos_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Linguagem audiovisual - texto & contexto na EJAT : educação dentro e fora da sala de aula
Autor(es): Nascimento, Maria Luciélia da Silva Maia
Anjos, Rejane Soares dos
Orientador(es): Pulita, Edemir José
Coorientador(es): Rehem, Indira Vanessa Pereira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 3º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - EAD e EJA
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT)
Gêneros textuais
Linguagem audiovisual
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 17-Jan-2017
Referência: NASCIMENTO, Maria Luciélia da Silva Maia; ANJOS, Rejane Soares dos. Linguagem audiovisual - texto & contexto na EJAT: educação dentro e fora da sala de aula. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O domínio da língua é fundamental para exercer o papel de cidadão. Compreender sua dinâmica, interpretar as entrelinhas e posicionar-se criticamente faz-se necessário ao estudante de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores - EJAT, para que ele possa interferir no ambiente onde vive e trabalha. Pautado nisso, este Projeto de Intervenção Local (PIL) foi pensado a fim de exercitar, com os aprendentes, a interpretação de diferentes gêneros textuais, utilizando diversas mídias comunicacionais, atentando para as inferências, críticas e denúncias que existem, de maneira sutil, nesse tipo de linguagem. O trabalho visa trazer para a sala de aula as experiências dos alunos ao entrar em contato com os gêneros textuais supracitados. Despertá-los para o processo desalienador e crítico da educação é o nosso principal objetivo, uma vez que o ensino de Língua Portuguesa transcende a sala de aula e está além de regras gramaticais ou ortográficas, a leitura aqui não se restringe às palavras, mas refere-se à leitura de mundo. O PIL foi pensado de forma a desenvolver, com os estudantes, um debate sobre os diversos temas transversais presentes nos gêneros textuais em estudo. A cada semana será explorado um gênero textual diferente, em que os alunos de EJAT interpretarão oralmente o referido gênero, compartilhando com os colegas as suas percepções e o seu posicionamento crítico acerca do tema transversal abordado. O debate sobre o texto faz-se necessário para transcender a sala de aula, haja vista que as experiências de cada um são substanciadas, a sua leitura de mundo toma corpo e contexto. Após a discussão, os aprendentes produzirão uma argumentação escrita em uma página de rede social, usando recursos tecnológicos como computador e celular. Considerando que o papel da escola também é permitir ao aluno o domínio das diversas variedades linguísticas, dentre elas a norma padrão da Língua Portuguesa, essa argumentação tem vistas à prática da habilidade de produção escrita, além do uso sistematizado da variedade em questão. Dominar os recursos tecnológicos é uma exigência da vida moderna, já que eles estão presentes em nosso dia a dia, por isso o projeto visa conscientizar os estudantes sobre o uso crítico desses recursos. Além disso, é importante considerar que essa exigência também está presente no mercado de trabalho atual. Como o público alvo deste PIL é composto por jovens e adultos trabalhadores estudantes, objetiva-se chamar a atenção dos estudantes para a inserção das tecnologias na sociedade atual e promover o contato com elas, haja vista que alguns aprendentes de EJAT têm pouco contato com os recursos tecnológicos. Ter em mente que lidamos com trabalhadores estudantes é o fio condutor para a preparação deste PIL.
Résumé: Le domaine de la langue est fondamentale pour exercer le rôle de citoyen. Comprendre sa dinamique, interpreter les interlignes et prender une position critique c’ést nécessaire aux éléves de l’EJA – Éducation des Jeunes et des Adultes – pour qu’ils puissent changer leur milieu oú ils travaillent et oú ils vivent. D’abord, ce Projet d’ Intervention Locale (PIL) a été structuré afin de mettre les éléves à l’interpretation des textes en utilisant le langage audiovisuel, en faisant attention aux informations sutiles, aux critiques et aux dénonces qui existent à ce langage. Le travail veut apporter aux salles de classes les experiénces des éléves au prender contact avec les textes audiovisuels. Éveiller les éléves au process liberatoire et critique de l’éducation c’est le nôtre principale objectif, parce que l’enseignement de la Langue Portuguese dépasse la salle de classe et il est plus que régle de la grammaire ou de l’orthographe, la lecture est plus que le mot, c’est une lecture du monde. Le PIL a été projecté d’une maniére qu’il peuve développer, avec les éléves, um débat sur les divers thèmes transversaux qui sont présents aux genres textuel en étude. À chaque semaine, um genre textuel diferent será analisé et les éléves de EJAT feront une interprétation orale, en partagent avec les collègues leurs perception et leur opinion critique sur le sujet en analise. Le débat sur le texte est nécessaire pour qu’il dépasse la salle de classe, puisque les expériences de chaque éléve sont concrétisés, la lecture du monde prend corps et contexte. Aprés la discussion, les éléves auront produire une argumentation écrite dans une page de réseau social, en utilisant des resources technologyques comme um ordinateur ou um portable. En considérant que le rôle de l’école est aussi permettre aux éléves le domaine des plusieurs variétés linguistiques, parmi elles la norme culte de la Langue Portuguese, cette argumentation lá veut développer l’habilet d’écrite, en plus l’usage systematisé de cette variété. Dominer les resources technologyques est une exigence de l avie moderne, puisqu’elle est présente a notre quotidien. Il est très important considérer que cette exigence est aussi présente au monde du travail actuel. Comme le public cible de ce PIL est les jeunes et les adultes travailleurs étudiants, on objective faire l’intégration entre lesquels éléves qui ne domine pas encore les resources technologyques ou lesquels qui n’ont pas contact avec eux. Savoir qu’on enseignent travailleurs étudiants est la principale préocupation à la production de ce PIL.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons