Título: | Considerações sobre os requisitos mínimos de segurança aeroportuária : uma aplicação em aeroportos regionais na área do Segundo Serviço Regional de Aviação Civil |
Outros títulos: | Minimum requirements for airport's safety : case study : regional airports in Northest Region |
Autor(es): | Schonhardt, Carlos Frederico Grave Silva, Ricardo Hein da Castro, Telma Simone Ramos de Albuquerque |
Orientador(es): | Sant'Anna, José Alex |
Assunto: | Infraestrutura aeroportuária Aeronáutica - medidas de segurança Acidentes aéreos Aeroportos |
Data de apresentação: | 21-Out-2005 |
Data de publicação: | 14-Mar-2011 |
Referência: | SCHONHARDT, Carlos Frederico Grave; SILVA, Ricardo Hein da; CASTRO, Telma Simone Ramos de Albuquerque. Considerações sobre os requisitos mínimos de segurança aeroportuária: uma aplicação em aeroportos regionais na área do Segundo Serviço Regional de Aviação Civil. 2005. 97 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Resumo: | Países em desenvolvimento e de dimensões continentais utilizam o avião para promoverem a integração nacional, uma vez que, em muitos casos, esta e a única modalidade de transporte disponível. A fim de atender esta demanda é necessária a criação de uma malha de aeroportos dotados de infra-estrutura que dê suporte as operações dessas aeronaves. Este equipamento urbano deveria possuir no seu acervo uma infra-estrutura adequada à operação segura, todavia, observou-se que muitos aeródromos possuem vôos freqüentes inclusive com aeronaves de grande porte, porém não são aparelhados com os diversos recursos necessários à fazer frente em caso de um sinistro aeronáutico. Apesar de haver legislação específica quanto à infra-estrutura aeroportuária, esta não contempla as diferenças e particularidades de cada localidade, o que acarreta na degradação da segurança. Dessa forma este estudo visa contribuir para o estabelecimento de requisitos mínimos de segurança para operação das aeronaves críticas principalmente quando em aeródromos de difícil acesso. |
Abstract: | Countries in development and those who have continental dimension use the airplane to promote their national integration, once there; in many cases this is the only kind of available transportation. Having in mind to attend this demand is necessary to create more airports full of infra-structure that gives support to this airplanes operation. This urbane equipment should have in your stock an infra-structure capable of safe operation, by the way it is noticed that many airport have often flights, including with big capacity airplanes, but they are not equipped with various necessary resources to attend in case of an aeronautic accident. In spite of the legislation existence as well as the airport’s infra-structure this doesn’t involve the differences and particularities from each locality, which makes the degradation of the security. In this manner this study contributed to the establishment of minimum safety condition for the operation of airplane critics, generally in hard to reach airports. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2005. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1576 |
Aparece na Coleção: | Gestão da Aviação Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.