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dc.contributor.advisorSilva, Adyr da-
dc.contributor.authorGoddard, Anderson Dias-
dc.contributor.authorKakazu, Maria Taeko-
dc.identifier.citationGODDARD, Anderson Dias; KAKAZU, Maria Taeko. Análise do modelo brasileiro de tarifação aeroportuária. 2003. 62 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.en
dc.description.abstractEste trabalho trata da avaliação do sistema tarifário brasileiro objetivando a identificação dos principais requisitos ao aprimoramento da metodologia vigente, a fim assegurar que os aeroportos possam prover um desejável nível de serviço público, tão eficiente quanto possível, a um mínimo custo aos pagantes de tarifas, qualquer que seja a política de desenvolvimentos dos aeroportos. A resenha cronológica dos principais dispositivos legais relativos à cobrança de taxas ou tarifas aeroportuárias mostra a grande dificuldade em buscar uma equação de difícil solução visto que as entidades administradoras, as empresas aéreas e os passageiros que constituem as partes interessadas e possuem interesses divergentes, tanto que levou aproximadamente 40 anos para incorporá-las ao regime aeroportuário brasileiro. A permanente luta para a instituição de tarifas visou garantir o fluxo de recursos para a gestão e modernização da infraestrutura aeroportuária. Porém, o modelo tarifário vigente baseado na classificação dos aeroportos em grupos, visando definir níveis diferenciados de tarifas, feito com base em um conjunto de atributos, onde cada um é ponderado por pesos pré-estabelecidos, não foi alterado desde a sua concepção, apesar dos novos conceitos de gestão adotados pelas entidades aeroportuárias. Os aeroportos não são meros provedores de infra-estrutura para os serviços de transporte aéreo, passando a comercializar outros tipos de serviços, para atender não só aqueles que utilizam o transporte aéreo, mas também aqueles que circulam pelas dependências do aeroporto, atuando, ainda, como fator preponderante na sustentabilidade econômica do sistema. Portanto, é imprescindível a revisão do modelo vigente, porém esta deve ser precedida da definição do novo modelo de gestão dos aeroportos brasileiros visando adequar às tendências mundiais, bem como realizar ajustes do sistema de custos conforme as recomendações da OACI.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTarifas aeroportuáriasen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.subject.keywordInfraestrutura aeroportuáriaen
dc.titleAnálise do modelo brasileiro de tarifação aeroportuáriaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-03-14T12:23:16Z-
dc.date.available2011-03-14T12:23:16Z-
dc.date.issued2011-03-14T12:23:16Z-
dc.date.submitted2003-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1575-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This article evaluates the Brazilian tariff system with the objective of identifying the primary requirements to improve the present methodology and to ensure the airport can provide a desirable level of public service, as efficient as possible, with the minimum cost to passengers, independent of the airport development policies. The chronological summary of principal laws regarding airport charging shows obstacles to overcome to achieve a solution, considering airport administration, air company and passengers constitute the interested parties and have diverging interests, to such a manner that it took 40 years to be incorporated into the Brazilian airport regime. The ongoing fight to institute charging aims to guarantee the flow of financial resources for the management and modernization of the airport infrastructure. However the present tariff model based on the classification of airports into groups to define different levels of charging was not altered since its conception, in spite of new concepts of management of airports adopted by the airport administration. Airports are not mere providers of infrastructure for air transport services, for they have begun to commercialize other kinds of services to attend to not only air transport but also the neighboring community and this has been considered a principal factor in the economic sustainability of the system. Therefore, it is imperative to review the present model however it must be preceded by the definition of a new model of management of Brazilian airports to conform to world trends as well as to make adjustments to the cost system according to the International Civil Aviation Organization recommendations.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1575-
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