Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IzabelCristinaBorges_tcc.pdf489,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios enfrentados no processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Williams, em sala de aula regular
Autor(es): Borges, Izabel Cristina
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Necessidades especiais
Inclusão escolar
Educação especial
Data de apresentação: 28-Dez-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: BORGES, Izabel Cristina. Os desafios enfrentados no processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Williams, em sala de aula regular. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho monográfico tem como tema os obstáculos e as dificuldades na inclusão de uma criança com Síndrome de Williams. A inclusão que hoje se discute tem origem com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Essa declaração foi resultante de um processo do esforço da sociedade para conquistar igualdade de direitos e dignidade a todos, estabelecendo um direito pluralista e universal. A influência na escolha por esse tema aconteceu a partir de observações feitas em sala de aula comum, de uma escola regular de Ensino Fundamental na cidade de Barretos. Este estudo teve como objetivo geral compreender as causas das falhas que ainda ocasionam a exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula e, como objetivos específicos, refletir sobre as condições da inclusão social do aluno deficiente, a partir da efetuação da matrícula, mas que no seu dia a dia na sala de aula fica sem a devida atenção; analisar e refletir a importância das escolas regulares sob o novo paradigma da educação, de igualdade; priorizar o processo de aprendizagem dos alunos, independentemente de suas dificuldades, já que lhes são garantidos, por leis, os direitos de acesso e permanência na sala de aula das escolas regulares. Para este estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza descritiva qualitativa, com participação do professor da sala de aula e da mãe da aluna com deficiência. Os resultados nos mostraram que ainda há muito que fazer, pois notamos que professores, gestores e familiares ainda não se organizaram o suficiente para as práticas necessárias de uma educação inclusiva eficiente como descreve a legislação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons