Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15751
Título: | Aprendizado coletivo : uma estratégia para a inclusão de um aluno autista |
Autor(es): | Costa, Izabel Cristina da |
Orientador(es): | Santana, Raquel Soares de |
Assunto: | Aprendizagem Inclusão escolar Autismo - educação especial |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Jan-2017 |
Referência: | COSTA, Izabel Cristina da. Aprendizado coletivo: uma estratégia para a inclusão de um aluno autista. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo se baseia no relato de inclusão de um estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD/TEA) Transtorno do Espectro Autista em Escola Pública Estadual. O objetivo da pesquisa teve como norte identificar estratégias pedagógicas coletivas que possibilitaram o aprendizado e ao mesmo tempo a inclusão do estudante autista em sala de ensino regular. Baseada em uma pesquisa qualitativa onde foram envolvidos a professora regente e os alunos do 5º ano, em turma inclusiva. As mediações pedagógicas observadas e anotadas, fotografadas foram utilizadas para análise de conteúdo. As estratégias pedagógicas coletivas desenvolvidas pela professora foram devidamente incluídas dentro do processo para desenvolver as habilidades para integração, aprendizagem e socialização do estudante autista na turma. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons