Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15751
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IzabelCristinaDaCosta_tcc.pdf653,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizado coletivo : uma estratégia para a inclusão de um aluno autista
Autor(es): Costa, Izabel Cristina da
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Aprendizagem
Inclusão escolar
Autismo - educação especial
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: COSTA, Izabel Cristina da. Aprendizado coletivo: uma estratégia para a inclusão de um aluno autista. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo se baseia no relato de inclusão de um estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD/TEA) Transtorno do Espectro Autista em Escola Pública Estadual. O objetivo da pesquisa teve como norte identificar estratégias pedagógicas coletivas que possibilitaram o aprendizado e ao mesmo tempo a inclusão do estudante autista em sala de ensino regular. Baseada em uma pesquisa qualitativa onde foram envolvidos a professora regente e os alunos do 5º ano, em turma inclusiva. As mediações pedagógicas observadas e anotadas, fotografadas foram utilizadas para análise de conteúdo. As estratégias pedagógicas coletivas desenvolvidas pela professora foram devidamente incluídas dentro do processo para desenvolver as habilidades para integração, aprendizagem e socialização do estudante autista na turma.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons