Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JanusiaBezerraDias_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Escola José Braz Cavalcante como via de inclusão social
Autor(es): Dias, Janúsia Bezerra
Orientador(es): Gonzaga, Elen de Sousa
Assunto: Inclusão social
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: DIAS, Janúsia Bezerra. A Escola José Braz Cavalcante como via de inclusão social. 2015. 44 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cariranha, 2015.
Resumo: A inclusão traz um olhar para a mudança, para a adaptação de velhos hábitos e isso faz com que voltemos esse olhar para nós mesmos e a escola em que estamos trabalhando para transformar a realidade de nossos alunos e acabar com a indiferença, o preconceito. Foi com esse propósito que escolhi o tema “A escola José Braz Cavalcante como via de inclusão social”, com o objetivo de compreender como acontece o processo de inclusão nessa escola, bem como as relações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional. Para isso, foram utilizados estudos bibliográficos e pesquisa de campo de natureza qualitativa e quantitativa, na qual foram aplicados ao gestor e professor questionários para focalizar aspectos importantes sobre o processo de inclusão na escola alvo. De acordo as questões respondidas e analisadas, compreendo que mudanças no âmbito educacional são necessárias: rever o projeto político, fazer um projeto de intervenção que contemple todos os alunos, fazer cursos de formação na área de inclusão, ter mais recursos pedagógicos, participação da família, visitas de psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Dessa forma serão promovidos a diversidade, o respeito e a igualdade a todos os que se sentem excluídos, dando-lhes condições para exercer sua vida social.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons