Título: | O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos surdos no ensino fundamental da Escola São José em Cruzeiro do Sul |
Autor(es): | Silva, Francisca Nádima de Almeida |
Orientador(es): | Cupolillo, Mercedes Villa |
Assunto: | Inclusão escolar Aprendizagem - avaliação Surdos - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Francisca Nádima de Almeida. O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos surdos no ensino fundamental da Escola São José em Cruzeiro do Sul. 2015. 62 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho intitulado “teve como objetivo analisar como acontece o processo
de avaliação da aprendizagem de alunos surdos na referida escola em uma escola de
ensino fundamental da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. Dessa forma, nossos focos
de interesse foram os métodos avaliativos para a construção do conhecimento de alunos
surdos. Além disso, discutir aspectos referentes à avaliação de aluno surdo, como
aspectos linguísticos, tendo em vista que Libras é uma língua utilizada pelos surdos e
legalmente reconhecida. A opção pelo tema vem da necessidade de saber se as
avaliações estão sendo realizadas de forma coerente, no sentido de beneficiar o processo
ensino-aprendizagem. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e o método utilizado para a
coleta de dados se deu a partir das observações das aulas durante um período de dois
dias, no oitavo ano do ensino fundamental e em seguida, de entrevista com a professora
e uma aluna surda da referida turma. Através da pesquisa de campo verificamos que a
professora se utiliza de recursos como, provas e trabalhos, para avaliar a aluna surda,
levando em conta também sua participação, assiduidade e envolvimento nas atividades
realizadas. Durante esse período ficou evidente também a insegurança da professora em
relação a alguns sinais para se comunicar com a aluna surda sendo que a intérprete
auxilia nesse processo. A professora reconhece que a avaliação utilizada na escola é um
instrumento de caráter quantitativo, e não pode estar a favor de um sistema que a cada
dia vem impondo inovações no ensino em busca de resultados numéricos, desprezando
vários aspectos importantes do processo de aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Cátedra UNESCO de Educação a Distância, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|