Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranciscaZeniDeSouzaRocha_tcc.pdf852,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do deficiente auditivo no ensino fundamental em uma escola estadual de Cruzeiro do Sul-AC
Autor(es): Rocha, Francisca Zeni de Souza
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Inclusão escolar
Pessoas com deficiência auditiva
Data de apresentação: 3-Nov-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: ROCHA, Francisca Zeni de Souza. A inclusão do deficiente auditivo no ensino fundamental em uma escola estadual de Cruzeiro do Sul-AC. 2015. 34 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015.
Resumo: No âmbito educacional, o meio social e a realidade do educando são alguns fatores determinantes no processo de aprendizagem, incluídas nesse meio social as pessoas com necessidades educacionais especiais, em particular, os indivíduos com surdez. O principal objetivo deste trabalho monográfico foi identificar e conhecer como se dá a inclusão do aluno com deficiência auditiva no sistema regular de ensino fundamental, tendo em vista que as crianças com esse tipo de deficiência são tratadas de forma precária quando levamos em consideração suas necessidades. A monografia teve como referencial teórico os trabalhos de diversos autores que discutem a inclusão dos indivíduos com necessidades educacionais especiais, especificamente, o deficiente auditivo. O estudo de campo se deu por intermédio de entrevistas com professores e observações da realidade de um aluno com deficiência auditiva: sua rotina escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores, bem como suas necessidades. Como considerações finais, foi possível identificar alguns pontos necessitam ser revistos para a que a Lei se transforme em ação: como a necessidade de formação de professores para atuarem com crianças surdas, a avaliação do real papel do intérprete em sala de aula e a reformulação de métodos pedagógicos que visem, também, o desenvolvimento do deficiente auditivo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons