Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes Neto, Erivaldo | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Gercília da Conceição | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Gercília da Conceição. A visão dos professores sobre a rede de apoio a inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual da cidade de Carinhanha-BA. 2015. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia retrata os desafios dos professores da rede de apoio à inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual de Carinhanha. Tento como objetivo principal apresentar um breve diagnóstico qualitativo sobre da realidade da rede de apoio à inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual nas classes regulares do ensino comum em Carinhanha-BA, sob o olhar dos professores, evidenciando principalmente suas maiores dificuldades. O trabalho apresenta ainda uma pesquisa bibliográfica que, identifica os recursos e metodologias que podem ser utilizadas no trabalho com estudantes com necessidades educacionais especiais, além de apontar as dificuldades e os desafios encontrados no cotidiano escolar, propondo alternativas que favoreçam a aprendizagem destes alunos. O trabalho conta com uma fundamentação teórica, uma breve revisão da literatura atual sobre o conceito de Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, suas causas e consequências no processo de desenvolvimento humano, metodologias e estratégias de ensino da educação especial. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, através de pesquisas semiestruturadas e protocolos de observação, que foram aplicados em professores de três esferas da rede de apoio à inclusão escolar, que foram elas: 1. Escola comum do ensino regular; 2. Centro de atendimento educacional especializado; 3. Escola especial substitutiva. Através dos dados coletados, podemos perceber que nem todos os professores ainda se sentem preparados para enfrentar os desafios da inclusão e solicitam medidas para capacitação profissional, acreditam que a inclusão é importante e necessária, mas que os apoios são insuficientes. Constatamos ainda que não existem metodologias diferenciadas objetivas para educação das pessoas com deficiência intelectual, por outro lado o que existe é uma grande boa vontade dos professores em tentar fazer o melhor com o que tem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.title | A visão dos professores sobre a rede de apoio a inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual da cidade de Carinhanha-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-13T16:36:19Z | - |
dc.date.available | 2017-01-13T16:36:19Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15720 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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